Macaé News
Cotação
RSS

Petrópolis abre exposição itinerante “280 dias: Adolescência e Gravidez"

Publicado em 04/10/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A exposição 280 dias: Adolescência e Gravidez foi aberta na manhã desta quinta-feira (2/10) no Centro Comunitário Madame Machado, em Itaipava. A ideia é aproximar o tema dos moradores das comunidades, estimulando a reflexão e levando informações diretamente aos jovens e seus familiares. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura - por meio das secretarias de Educação, Saúde e Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) - o Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA) e a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase/FMP).

A secretária chefe de Gabinete e presidente do CMDCA, Luciane Bomtempo, abriu a exposição ressaltando o trabalho em rede desenvolvido na região, por meio da Rede Social Primeiro de Maio. Ela lembrou como essa intersetorialidade pode agregar valores à comunidade. Luciane também destacou a importância de levar as famílias dos adolescentes a conhecerem a exposição. “Com esse apoio, a perspectiva deles pode mudar. A família tem que estar sempre ao lado para que possam superar esse momento”, disse Luciane, agradecendo a forma como a comunidade a recebe e ao prefeito Rubens Bomtempo. “Fico sempre emocionada quando chego aqui”.

Para o gestor do Centro Cultural FASE-FMP, Ricardo Tammela, a exposição é um convite aos visitantes para uma reflexão. “Apresentamos elementos para que o adolescente possa tomar a decisão, sem entrar no mérito de certo ou errado”, destacou. Ricardo lembra que a parceria com a Prefeitura e o CMDCA começou há um ano, quando a exposição estava no LNCC durante a Semana de Ciência e Tecnologia. “Apresentamos o projeto para a Luciane e ela, prontamente, acolheu a iniciativa”.

Quatro jovens da comunidade foram capacitados como monitores e acompanham os visitantes durante a exposição, tirando dúvidas e sendo multiplicadores. “Participar desse projeto está sendo uma experiência maravilhosa e importante. Estamos participando de uma iniciativa boa para a comunidade e isso é especial”, disse Arthur Júnior, de 15 anos. A jovem Lislane Martins, de 15 anos, também ressaltou a importância de participar do projeto. “Agora tenho como orientar e ajudar minhas amigas que estiveram nessa situação”.

A mostra foi baseada em um estudo sobre gravidez entre as jovens petropolitanas, fruto de uma parceria entre a FMP/Fase e o Ministério da Saúde, através do PET Saúde II – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – e compreendeu dados qualitativos sobre o tema em Petrópolis, onde foram entrevistadas adolescentes grávidas ou no período de até 42 dias após o parto (puerpério), e jovens mães com idade até 24 anos, grávidas na adolescência.

A exposição é dividida em painéis, com ilustrações, dados, depoimentos e reflexões sobre a gravidez na adolescência. A mostra é gratuita e segue até o dia 15 de outubro. O horário de visitação é de 8h às 17h. Por ser itinerante, outras comunidades receberão a exposição, entre elas o Vale do Carangola, Corrêas e Quitandinha.

A Gravidez na Adolescência – Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil a cada 18 minutos uma menina de 10 a 14 anos dá a luz a uma criança e a cada minuto, uma jovem de 10 a 20 anos torna-se mãe. Na América Latina são registrados anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e dois milhões de nascimento com idade entre 15 e 19 anos.

Em Petrópolis, o número de adolescentes grávidas vem caindo gradativamente. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2001, 24,33% das gestantes eram adolescentes entre 10 e 20 anos. Uma década depois, em 2011 esse percentual caiu 19,89%. “Esse número continua caindo e em 2013 fechamos com percentual de 16%”, informou a coordenadora de Programas da Secretaria de Saúde, Adriana Jacques.

Serviço:

Exposição 280 dias: Adolescência e Gravidez
Data: 2 a 15/10
Local: Centro Comunitário Madame Machado – Rua São José do Operário, nº 100 – Madame Machado, Itaipava
Horário: 8h às 17 horas
Entrada Franca

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário