Macaé News
Cotação
RSS

Mulheres da Serra Macaense ganham “Dia de Beleza”

Publicado em 23/09/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Para comemorar o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher (6 de setembro), a subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres irá realizar no próximo dia 25, quinta-feira, o “Dia da Beleza”. O evento objetiva oferecer diversos serviços voltados à saúde, beleza, capacitação profissional e geração de renda, para as mulheres residentes na Serra Macaense e acontece das 13 às 17h, no Macaé Facilita do Sana.

Na ocasião a secretaria de Desenvolvimento Social, gestora das ações sociais da Prefeitura, apresentará esclarecimentos sobre o Programa Bolsa Família e ações executadas pelas subsecretarias da Infância e Juventude, Idoso e Acessibilidade. A subsecretaria de Políticas para as Mulheres fará orientação sobre o trabalho do Centro de Referencia de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica e familiar.

De acordo com a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, a meta é  elucidar as mulheres dos seus direitos, apresentando a Lei Maria da Penha. “Vamos falar sobre os direitos ou dúvidas que porventura elas possuam e informar quais são os tipos de violência e uma vez conhecendo elas devam saber onde procurar ajuda. Por isso, estaremos apresentando às mulheres da área rural de Macaé, o Centro de Referência da Mulher (CRM) Pérola Bichara Benjamin, que funciona no prédio da subsecretaria, na Rua São João, 33, Centro, ao lado da Delegacia Legal, para que elas conheçam a equipe de profissionais que tratam das questões sociais e jurídicas e dos encaminhamentos feitos à Rede de proteção social e de saúde”, explicou.

Os participantes do “Dia da Beleza”, que é extensivo às famílias, conhecerão também os programas de geração de renda que são desenvolvidos no Espaço Mulher “Erosita Lecler” - os cursos de capacitação nas áreas de artesanato, corte e costura e cabeleireiro, ao mesmo tempo em que irão apreciar os trabalhos feitos pelas artesãs e compartilhar das oficinas de artesanato com reaproveitamento de materiais recicláveis.

Além disso, um “pool” de atuações e serviços está previsto acontecer com a participação de vários Órgãos municipais. Haverá uma “roda de conversa” sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e apresentação de animador cultural com distribuição de algodão doce e pipoca para as crianças, numa parceria com a coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas; Massagem relaxante e avaliação física (Cemeaes); Quadro de vagas de emprego (Semtre); Cortes de cabelo e penteados (Cetep); Oferta de microcrédito para empreendedores e contador para atender o micro empreendedor individual (Fundec) e, Aferição de pressão, realização de testes de glicemia e cálculo de IMC (UPA da Barra).

Por que celebrar o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher - Elas já são mais de 46% da população economicamente ativa no país, 39% são chefes de família e estudam mais que os homens. Ainda assim, as mulheres enfrentam grandes desafios quando o assunto é a igualdade entre os sexos seja dentro ou fora de casa. Entre os desafios estão as jornadas múltiplas, a violência contra a mulher, salários menores e pouco espaço em determinadas carreiras. Na data em que é celebrado o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher, 06 de setembro, fica clara a necessidade de ações para que a desigualdade deixe de ser rotina.
 

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário