Macaé News
Cotação
RSS

Prefeito de Cantagalo é destaque em revista do Sebrae por estímulo aos pequenos negócios

Publicado em 18/09/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), foi destaque na edição de agosto da revista ‘Conhecer’, do Projeto Prosperar, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A revista deu destaque às ações de estímulo aos pequenos negócios promovidas pela Prefeitura de Cantagalo durante a gestão do prefeito e que asseguraram a Saulo Gouvea o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no estado do Rio de Janeiro, na categoria ‘Compras Governamentais’, entregue em 14 de abril deste ano.

Na matéria, a revista afirma que, na maioria das vezes, as pequenas empresas – responsáveis por 99% dos empreendimentos e por empregar 50% da mão de obra – sentem muita dificuldade em conseguir vencer os processos licitatórios, já que concorrem com grandes empresas com um poder de negociação consideravelmente maior.

Em Cantagalo, o prefeito Saulo Gouvea resolveu colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e lançou o projeto ‘O Poder de Compras do Município como Instrumento de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas Locais’, o que estimulou a participação das pequenas empresas nas licitações. Isso também passou pela criação do Comitê Gestor Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual, composto por 14 membros do governo e de empresas e instituído pelo Decreto nº 2.697, de 29 de maio de 2013. Através do comitê, chegaram as capacitações de servidores e de empresários com o intuito de aproveitar os benefícios da Lei Geral no município.

A partir desse processo, os resultados começaram a aparecer. Do total de compras efetuadas pela Prefeitura em 2013, 80% beneficiaram micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais, a grande maioria do próprio município – mais de R$ 10 milhões em negócios.

– Ações como o treinamento para empreendedores auxiliam a relação da pequena e microempresa com a Prefeitura, que tem grande interesse em fazer com que o dinheiro do município circule dentro da própria cidade e de forma legal, utilizando a lei que garante tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios. Esse tipo de parceria é uma iniciativa que recebe o nosso apoio – declarou o prefeito à revista.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário