Macaé News
Cotação
RSS

Alunos do Villa-Lobos escrevem livro em homenagem a escritor campista

Publicado em 10/09/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Eles têm entre 9 e 11 anos, mas já conquistaram o status de escritores dentro da unidade da rede municipal de ensino onde cursam os primeiros anos de escolaridade: o Ciep Maestro Villa-Lobos, no Parque São José. Cerca de 20 alunos conseguiram reunir histórias feitas a partir de entrevistas com pessoas mais velhas da comunidade e montar o livro “Contados astuciados sucedidos e acontecidos do povinho do Villa-Lobos”. A obra presta homenagem ao centenário do escritor campista José Cândido de Carvalho.

Uma das autoras, Gabrielly de Souza Vieira, 10 anos, está cursando o 5º ano, e garante que não foi tão difícil compor a história. “Achei muito legal escrever sobre coisas que as pessoas contam aqui no bairro. Mesmo não sendo muito acostumada a escrever, não foi difícil. Agora, pretendo fazer outras histórias”, adianta.

Além de contar com o apoio da incentivadora de leitura da instituição, Ingrid Ribeiro, os alunos foram orientados pelos professores dentro da sala de aula. “A proposta foi que os alunos ouvissem pessoas antigas no bairro contando causos, imitando essa característica marcante do autor campista de se aproximar da cultura popular. Eles se interessaram. Fizeram também as ilustrações das histórias, que escanemos e imprimimos com cartucho colorido para valorizar os desenhos”, explica.

A ideia do livro começou em 2012. “Este ano, o sonho se tornou realidade. Agora, outras crianças almejam também escrever histórias. Elas sentem que são capazes, porque colegas como elas tomaram a iniciativa”, conta Ingrid.

A obra dos pequenos autores foi lançada durante um café literário realizado na unidade, com a presença dos professores. Na ocasião, eles tiveram um dia de autógrafos, tendo a primeira edição dos 50 livros impressos esgotou durante o lançamento. “Já estamos providenciando para imprimir mais”, conclui a incentivadora de leitura.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário