Macaé News
Cotação
RSS

Desfile cívico-militar marca comemorações da Independência do Brasil em Macaé

Publicado em 08/09/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


O desfile cívico-militar, em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, reuniu civis, militares e estudantes, na manhã deste domingo (7), em Macaé. O evento, organizado pelo Forte Marechal Hermes, em parceria com a Prefeitura de Macaé, aconteceu na Avenida Elias Agostinho, na Praia de Imbetiba. O prefeito, Dr. Aluízio, abriu a programação com o comandante do Forte Marechal Hermes, Sérgio Munck, e o representante da Capitania dos Portos do município, Janay Eleutério de Souza. Eles realizaram a revista da tropa militar.

  - Além de comemorarmos a Independência do nosso país, esse encontro demonstra um momento de maturidade política e justiça social. A história caminha para uma sociedade mais justa e mais próxima do poder público -, disse o prefeito.

Após a cerimônia de revista da tropa, desfilaram as corporações militares da Marinha, Forte Marechal Hermes, 9º Grupamento de Bombeiro Militar, Guarda Civil Municipal, Guarda Ambiental, além da Defesa Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana.

O secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, destacou a importância das comemorações. “Além de ser um evento de reconhecimento da nossa história, é de fundamental importância para os poderes constituídos da cidade terem uma convivência social com a população”, frisou Jório.

A programação contou ainda com pelotões de entidades, projetos e clubes de serviços. A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, participou com representações de alunos, professores e dirigentes municipais. Entre as unidades, estiveram a Professora Eda Daflon (Imbetiba) e Professor Antônio Alvarez Parada (Imbetiba).

Já a musicalidade do ensino municipal ficou por conta das corporações musicais das unidades musicais Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), que conta com um coral diferenciado, e Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar).

O desfile também teve apresentação da banda musical do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro. Os 130 integrantes repetiram o sucesso do Campeonato Mundial de Bandas e Marchas Show, em Bragança Paulista, São Paulo, em que recentemente conquistaram a medalha de bronze, na categoria especial, nos quesitos visual, efeito musical e desempenho. A banda conta com a coordenação dos maestros Anderson e Alessandro Adolfo, e da coreógrafa Quelen Vitorino.

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, este é um momento de fortalecimento do patriotismo, um valor importante para toda a sociedade, além de resgatar a história da Independência do Brasil. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário