Macaé News
Cotação
RSS

Casimiro de Abreu participa do Congresso do Futuro e atrai atenção de empresários estrangeiros

Publicado em 16/01/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


O prefeito Antônio Marcos e o vice-prefeito, Zedequias Costa, participaram na última semana do III Congresso del Futuro, em Santiago, organizado pela Comissão “Desafios do Futuro” do Senado do Chile, representando o município de Casimiro de Abreu. 
 
O evento deste ano teve como tema “Ciência, Tecnologia, Humanidades e Cidadania” e o objetivo de discutir os caminhos dos governos em todas as suas esferas sobre a disseminação do conhecimento para toda a sociedade desde os primeiros períodos escolares, como garantia de favorecer as oportunidades para todos.
Antecipando os programas temáticos, aconteceu, também nas dependências do antigo prédio do Congresso, o capítulo chileno do Ciclo de Seminários Internacionais “Território Sin Fronteras”, desde a segunda-feira, 6, com a apresentação de nada menos que seis pesquisadores ganhadores do Prêmio Nobel em diversas áreas do conhecimento, além de diversos cientistas e autoridades de vários países. “Estamos realizando um governo para um ótimo futuro em Casimiro de Abreu e poder absorver os conhecimentos destas mentes brilhantes que estão aqui certamente amplia nossos horizontes do que é possível fazer para desenvolver o município”, disse o prefeito.
 
Para Alejandro Ratti, um dos organizadores do evento, a participação de municípios brasileiros mostra a importância da integração dos municípios sulamericanos para um futuro melhor. “O trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito de Casimiro de Abreu é um dos principais motivos que nos levou a convidar o município para participar desse momento histórico entre cidades da Argentina, do Brasil e do Chile”, afirmou o argentino.
 
Após as visitas nas unidades de agricultura orgânica com impactos turísticos, Antônio Marcos e Zedequias da Costa, participaram das atividades de discussão na Biblioteca Nacional Pablo Neruda. O município de Casimiro de Abreu também foi prestigiado como liderança nacional, com a presença do prefeito Antônio Marcos, na mesa de abertura dos trabalhos, ao lado do presidente da Associação Chilena de Municípios, Santiago Rebolledo, prefeito de La Cisterna), do Senador Guido Girardi, idealizador e presidente da comissão “Desafios do Futuro, e do prefeito de Independência, Gonzalo Durán, entre outras autoridades.
 
Ao final da abertura, Antônio Marcos assinou a Carta de Independencia, documento que sela um compromisso dos participantes com o desenvolvimento sustentável através da integração dos territórios e sustentados pela paz. “Aqui estamos conhecendo líderes de cidades, de grandes organizações não governamentais e empresariais que buscam trocar experiência e todos ficaram muito entusiasmados com a notícia da nossa Zona Especial de Negócios. Já iniciamos as conversas para o agendamento de uma visita de empresários chilenos e argentinos ao município para futuros investimentos. O Brasil tem uma economia muito forte e eles têm grandes interesse de investir”, revelou Antônio Marcos.
 
Para Luis Solís Plaza, gerente geral da Associação Chilena de Organizações de Livre Comércio e Desenvolvimento (ASOF-AG), há empresários muito interessados no intercâmbio comercial entre os países latinos. “Casimiro de Abreu pode ser nossa porta de entrada no Brasil, faz parte da região que mais produz petróleo no país e estamos ansiosos para conhecer esse mercado”, confirmou Plaza.
 
Em contato com prefeitos de vários municípios chilenos, Antônio Marcos e Zedequias aproveitaram os convites para conhecer algumas cidades próximas a Santiago, como foi o caso do município de Calle Larga, a 80 quilômetros da capital. Recebidos pelo prefeito Nelson Venegas Salazar, tiveram a oportunidade de conhecer a pequena cidade que está na rota do Corredor Bioceânico, rodovia que liga os continentes argentino e chileno, desde o Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico. “Aprendemos muito com o Nelson, que está integrando a aproveitando a grande atração da região, que é a Astronomia, para trazer turistas para o Centro Cultural onde nasceu Pedro Aguirre Cerda, um dos principais presidentes chilenos que tornou obrigatório o ensino fundamental no país”, contou o pastor Zedequias.
 
Segundo o prefeito, “o convite para participar de um evento dessa magnitude ajuda muito na divulgação de Casimiro de Abreu no exterior, atrai a atenção de empresários estrangeiros para possíveis investimentos no município, além de iniciar um novo e diferente ciclo no turismo, o internacional”.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário