RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

MPRJ lança projeto de combate à poluição atmosférica na Baixada

Publicado em 04/09/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Duque de Caxias, lançou esta semana, na Baixada Fluminense, o “Projeto Ar Puro”. O programa tem por objetivo o combate à poluição atmosférica e prevê levantamento detalhado de todas as empresas de Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti que sejam potenciais poluentes.

Com o apoio de peritos do MPRJ, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e das Secretarias Municipais de Ambiente, cada uma das empresas terá suas chaminés, filtros e demais sistemas de limpeza de ar reexaminados. A ideia é garantir a eficiência global do sistema de controle de poluição atmosférica e beneficiar a saúde da população das três cidades.

O promotor de Justiça José Marinho Paulo Júnior, criador do projeto, lembra que a Baixada Fluminense é fortemente acometida por doenças respiratórias crônicas. Ele explica que o objetivo da medida é estimular as empresas a verificarem, espontaneamente, a eficiência de seus mecanismos de controle de poluição do ar.

“Vamos examinar cada chaminé, cada duto e cada filtro. Emissões clandestinas de madrugada vão ser combatidas. O empresário investe em um bom sistema de ar limpo e a população, saudável, poupa dinheiro de remédio e hospital”, destacou o promotor.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário