Macaé News
Cotação
RSS

BRT Transcarioca ganha nove linhas alimentadoras nesta segunda-feira

Publicado em 25/08/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A partir desta segunda-feira (25), terá início mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus das regiões abrangidas pelo BRT Transcarioca. A medida segue o planejamento definido pelo município com a implantação de nove linhas alimentadoras em substituição a oito convencionais.

Serão extintas gradativamente ao longo desta semana as linhas 816, 690, 732, 747, 749, 758SV, 875 e 691, para a implantação das seguintes alimentadoras:

- 816A (Capela – Tanque), em substituição a 816 (Taquara – Hospital Cardoso Fontes), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto a estação Tanque.

-  690A (Méier - Madureira), em substituição a 690 (Méier – Alvorada via Madureira), com integração ao BRT no terminal Paulo da Portela, em Madureira.

- 890A (Tanque – Alvorada via Cidade de Deus), em substituição a 690 (Méier – Alvorada via Madureira), com integração ao BRT nos terminais Mestre Candeia (junto a estação Tanque) e Alvorada.

- 932A (Gardênia Azul – Tanque via Pau Ferro), em substituição a 732 (Gardênia Azul – Cascadura), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto a estação Tanque.

- 810A (Pontal - Curicica), em substituição a 747 (Vargem Grande - Cascadura), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).

-  809A (Curicica – Recreio via Vargem Grande), em substituição a 749 (Cascadura – Recreio via Vargem Grande), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).

- 954A (Curicica – Recreio via Benvindo de Novaes), em substituição a 758SV (Cascadura – Recreio via Benvindo), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).

- 875A (Praça Seca – Chácara circular), em substituição a 875 (Praça Seca - Chácara), com integração ao BRT na estação Praça Seca (Transcarioca).

- 991A (Taquara – Alvorada via Cidade de Deus), em substituição a 691 (Méier – Alvorada via Taquara), com integração ao BRT nos terminais Bandeira Brasil (Taquara) e Alvorada.

As mudanças acima serão divulgadas nas estações e principais pontos das linhas com distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem até 120 mil seguidores.

BRT Transcarioca
A Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), sendo o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade que já reduziu em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informa que os cortes de linhas convencionais acontecem de forma gradual. Ao mesmo tempo, são implantadas as linhas alimentadoras, que garantem os deslocamentos até as estações.

O BRT Transcarioca já ultrapassou a marca de um milhão de passageiros transportados desde sua inauguração e deverá chegar aos 200 mil/dia ao final da implantação da segunda etapa. Desde a inauguração, em 2 de junho, o corredor apresentou um crescimento diário de passageiros na ordem de 7,75%. Só no primeiro mês de operação 402.501 pessoas foram transportadas, com média de 18.295 por estação. Vicente de Carvalho foi a que recebeu maior volume (66.520, no primeiro mês), fazendo a integração com o metrô.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BRT TRANSCARIOCA

Galeão - Alvorada (Semi-direto)
Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1.
Madureira - Alvorada (Expresso)
Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado
Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque, Praça Seca, e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.
Madureira - Alvorada (Parador)
Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque, Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

MS
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário