Macaé News
Cotação
RSS

Macaé CVB divulga resultado de pesquisa de satisfação sobre o V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

Publicado em 20/08/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Neste ano, o evento recebeu 30 mil pessoas

Neste ano, o evento recebeu 30 mil pessoas

Colocar o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia no calendário de eventos gastronômicos do Brasil, quiçá do mundo. Esta foi a visão do Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), quando há cinco anos idealizou o festival e com o apoio dos empresários da Orla da Praia dos Cavaleiros, tornou o evento num case de sucesso.

A cada edição, o festival, realizado pelo Polo Gastronômico, com o apoio do Macaé CVB, Sebrae e Prefeitura Municipal, através da Fesportur, vem atraindo mais adeptos da boa gastronomia. As estatísticas comprovam o recorde de público. Neste ano, por exemplo, o evento recebeu 30 mil pessoas. Para o Macaé CVB, instituição especializada em realizar eventos para fomentar a economia local, a garantia do sucesso vai um pouco mais além, é preciso conhecer o feedback dos participantes. Para tanto, a entidade, considerada um escritório em negócios de turismo, elaborou uma pesquisa de opinião que foi aplicada durante o evento, por representantes do Sebrae.

O questionário foi elaborado pela gerente executiva do Macaé CVB, com formação em Planejamento Turístico, Juliana Ribeiro com o objetivo de quantificar o grau de satisfação dos participantes do “V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia”.

A pesquisa foi aplicada em uma amostra de 100 pessoas. “Foram elaboradas 10 perguntas para avaliar o evento, sendo 6 delas fechadas e 4 discursivas”, comentou.

Foi possível descobrir que o evento tem atraído público de outras localidades. De acordo com a análise, a maioria dos participantes é residente da cidade de Macaé, incluindo os distritos situados na parte rural, como o Sana. Posteriormente um número considerado de participantes originou-se da cidade de Rio das Ostras e do Rio de Janeiro. Notou-se um número pequeno de pessoas de outros Estados como Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.

“Foram analisados diversos aspectos do V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia como “a organização”, “a programação”, “a higiene”, “a segurança”, “o preço”, “a culinária”, “os shows”, “as oficinas”, “a divulgação” e “a infraestrutura” do evento. Cada item foi avaliado em “excelente”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “n/a” para aquelas respostas em que o entrevistado não soube responder ou não participou daquela determinada atividade”, explicou, Juliana.

A estatística apontou que 64% dos entrevistados avaliaram como excelente, enquanto 34% avaliaram como bom; Em relação ao tópico da “Programação”, duas pessoas não avaliaram a questão, 51,02% dos entrevistados avaliaram como excelente, 41,84% avaliaram como bom, 6,12% não souberam avaliar; sobre o “Preço”, 52% dos entrevistados avaliaram com excelente, 40% como bom; No que se refere à elaboração dos pratos, os entrevistados alegaram que os mesmos estavam bem elaborados e atingiram as expectativas desejadas.

Para o presidente do Macaé CVB, Leonardo Anderson, o evento superou as expectativas a partir da conclusão da análise que ressalta vontade dos participantes de retornar ao evento. “Vimos que em relação ao retorno à próxima edição do evento e a indicação do Festival Gastronômico aos amigos e familiares, a grande maioria dos entrevistados alegou que indicariam e participariam novamente. Isso é sem dúvida o mais importante, pois, o sucesso do evento se dá ao público participante”, concluiu.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário