Macaé News
Cotação
RSS

Mobilidade consolida projetos com participação de associações de moradores

Publicado em 15/08/2014 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana

O secretário Evandro Esteves, e a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana, se reuniram mais uma vez, nesta quinta-feira (14), com dirigentes de associações e moradores de alguns bairros que compõem a zona norte da cidade. O objetivo foi consolidar as propostas para a instalação de um ponto de ônibus na altura da entrada da Nova Holanda (sentido Centro) com ligação à passarela subterrânea, a revitalização desta passagem e as alterações viárias necessárias para a melhoria da segurança e da fluidez em pontos importantes - como as ruas Luiz Lírio e Aurélio da Silva, além da Rodovia Amaral Peixoto.
 
O objetivo é ouvir estes representantes, que puderam opinar e dar sugestões para a consolidação dos projetos. Além de contribuir para a adaptação do conceitual apresentado pela Mobilidade Urbana, os participantes do encontro também conheceram as melhorias e os impactos que as mudanças podem causar.
 
- Com este projeto estamos focados em dar prioridade e comodidade ao pedestre e a quem depende do transporte público para locomoção. Isso porque quem se desloca com veículo particular tem uma possibilidade maior de se adaptar, de utilizar alternativas para seu deslocamento.  Mas, as decisões serão tomadas em conjunto, para que a futura implantação seja um mérito da população – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.  
 
Para Laismeire Meireles, da Engenharia de Trânsito da Mobilidade Urbana, a priorização ao pedestre e ao transporte público é uma tendência que só tende a se expandir no futuro. “A política urbana, devido ao crescimento das cidades, visa dar prioridade ao transporte urbano. Este é o viés seguido em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje em Macaé temos que pensar uma cidade para mais de 200 mil habitantes e a parceria da Prefeitura, por meio de ações, com o apoio da comunidade para conscientização e cidadania é muito importante”, pontuou. 
 
Para o vereador Julinho do Aeroporto, a importância do projeto apresentado está no fato de levar em consideração, além da circulação de veículos, benefícios para pedestres, ciclistas e para a promoção da acessibilidade. “A preocupação é garantir a segurança e comodidade das pessoas. Me comprometo a colaborar neste trabalho, pois o importante é garantir condições para locomoção da população”, explicou o líder de governo na Câmara.
 
Além do parlamentar, participaram ainda da reunião os presidentes das associações de moradores da Barra, Rogélio Correia Flores; da Nova Holanda, Vando Emanuel; e do Verdes Mares, Luis Fernando Pereira.
 
- O trecho em questão é um ponto de retenção, que, se liberado, será de grande importância para a cidade. E este é um projeto muito esperado pela comunidade. E, com a implantação dele, quem ganha são os bairros próximos – finalizou Vando Emanuel.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário