Macaé News
Cotação
RSS

Novas regras para exame de habilitação devem entrar em vigor

Publicado em 12/09/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Mudanças no exame começarão a valer a partir da próxima suganda-feira, dia 15

Mudanças no exame começarão a valer a partir da próxima suganda-feira, dia 15

Departamento de Trânsito do Es­tado do Rio de Janeiro (Detran/ RJ) publicou novas regras para tirar a Carteira Nacio­nal de Habilitação (CNH). Uma delas prevê menos tempo para que os candida­tos façam a prova de baliza, que começará a valer a par­tir de segunda-feira, dia 15. Para a categoria B (carro de passeio), em vez de quatro minutos, serão três.

Segundo a instrutora de uma autoescola, em Ma­caé, Carla Santos, 25 anos, a nova regra já vem sendo aplicada nas aulas práticas. “Não sei o motivo da mu­dança, mas já estou levan­do os meus alunos a fazer a baliza em menos tempo. Alguns estão encontrando dificuldades, mas se esfor­çam para realizar os testes em menos tempo possível. Tudo isso é uma questão de treino e adaptação. Não pos­so é apavorar ninguém, pois o resultado final depende da calma e da atenção”, conta.

Ela acredita que o fato do candidato não precisar mais entrar e sair dos obs­táculos na primeira etapa do exame, apenas manobrar o veículo no espaço definido e estacioná-lo, vai ajudar o fu­turo motorista. “Quem diri­ge há tempo já faz isso. Gos­tei dessa mudança e procuro ensinar outras regras como parar em rampa, estacionar de ré ou em garagens estreitas. Se o aluno tem tempo de fazer testes em casa ao lado de alguém habilitado e em um lugar seguro, indico que faça. O bom é não chegar ao local sem saber nada. O aluno precisa entender que, o resultado positivo depen­de única e exclusivamente dele”, destaca.

Nas outras categorias de habilitação, serão quatro mi­nutos para quem for tentar as carteiras C (caminhão) e D (ônibus) - atualmente, são cinco minutos. E passarão a ser sete minutos para o can­didato que fizer baliza para a categoria E (carreta) - por enquanto, vale a regra dos oito minutos. As novas regras estão no Manual de Direção Veicular que o Detran publi­cou na quarta-feira, dia 3, no Diário Oficial do estado.

O servente de obras, Maurício Ferreira, 22 anos, que tentará o exame pela primeira vez, considera ra­zoável o tempo de três mi­nutos. “Se a gente seguir as regras não tem como errar. Para facilitar meus testes tenho ido para um terreno baldio e, com segurança, fi­car treinando para na hora não errar. Procuro sempre observar as regras e segui­-las. Desse jeito, tenho cer­teza que em breve terei mi­nha carteira de habilitação em mãos e poderei sair pela rua com segurança”, disse.

Para o presidente do De­tran/RJ, Fernando Avelino, o manual deixa o exame transparente tanto para o candidato quanto para o ins­trutor e examinador, e colo­ca um ponto final em dúvi­das que existiam em relação à prova. “O candidato vai saber quantos pontos per­deu e os motivos, acabando assim com questionamentos de resultados, que depen­diam somente da avaliação do examinador”, observou.

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário