Macaé News
Cotação
RSS

Prefeitura realiza ação de prevenção ao Tabagismo

Publicado em 13/08/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Uma equipe de profissionais da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (CEPOD) e da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (12), atividade preventiva no Hospital Público Municipal (HPM), como parte das ações do mês comemorativo do Dia Nacional de Controle ao Fumo (29 de agosto).

Foram realizadas orientações na sala de espera do pronto-atendimento do hospital, e panfletagem em diversos pontos da unidade de saúde. Houve também a participação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (GRUTAS), que teve como objetivo mostrar, de forma lúdica, os prejuízos decorrentes do uso do cigarro.

Ao longo do mês, a equipe irá percorrer outros prédios públicos, orientando os servidores, visando a promoção da saúde dos fumantes ativos e passivos. Outro objetivo é informar sobre as legislações e a campanha "Macaé Sem Fumo", promovida pela Prefeitura.

A coordenadora do Cepod, Cláudia Magaldi, ressalta a importância da campanha permanente do Macaé Sem Fumo. "Nosso objetivo é, através de uma ação de conscientização, assegurar a execução de medidas simples de políticas públicas que podem eficientemente promover a prevenção ao tabagismo passivo", disse.    

Programação

Na próxima segunda-feira (18), a equipe estará no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Na terça (19), é a vez do Hospital São João Batista e, nos dias 25 e 26, a atuação será no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos e Pronto Socorro do bairro Aeroporto, respectivamente.

- Estamos buscando conscientizar os pacientes, familiares e profissionais sobre malefícios do tabagismo, oferecendo tratamento aos tabagistas que desejam parar de fumar -, disse Márcio Rocha, da coordenação da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo.

Para encerrar as atividades, no dia 29, será realizado o encontro "Tabagismo em Foco" que terá diálogos sobre tabagismo em casa e no trabalho. O evento acontece no auditório do Paço Municipal, às 9h, e celebra o Dia Nacional de Controle do Tabagismo.

 A iniciativa contará com os mediadores: Cláudia Magaldi (médica pneumologista e coordenadora do Cepod), Gleison Guimarães (médico pneumologista e presidente da Fundação Educacional de Macaé-Funemac), Patrícia Meireles (médica pneumologista da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo) e Solange Santana (psicóloga da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo).

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (22) 2765-8700, ramal 240, de 8h às 17h.

  Tratamento

Para quem pretende parar de fumar, a Prefeitura oferece uma Unidade de Tratamento do Tabagismo, que funciona na sede do CAPS AD/Porto. No espaço, os atendimentos são individuais e em grupos, as segundas e terças-feiras, das 8h às 21h, e as quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h. Os serviços são: Enfermagem, Fisioterapia, Oficina de Arte, Pedagogia, Pneumologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional. Os interessados podem ligar para (22) 27961295.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário