Macaé News
Cotação
RSS

Nova Friburgo - Banco de Leite do Hospital Maternidade precisa de doadoras

Publicado em 13/08/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Durante a campanha de amamentação, equipe busca sensibilizar as mães sobre a importância da doação do leite materno

Apostando na importância da amamentação para a saúde do bebê, a Prefeitura de Nova Friburgo deu início no dia 31 de julho a uma campanha referente à “Semana Mundial da Amamentação 2014 – Amamentação: uma vitória – para toda vida!”.  O encerramento dos trabalhos será no dia 20, na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Centenário, às 9h, com orientação e apoio em grupo.

Os trabalhos que envolvem a doação de leite materno em Nova Friburgo são realizados através do Banco de Leite do Hospital Maternidade. Neste período da campanha, a equipe aproveita para sensibilizar, ainda mais, as mães que estão amamentando sobre a importância de doar o excedente de leite que produzem.

Todo trabalho realizado feito durante a semana mundial é rotina para a equipe do Banco de Leite, sobretudo, em relação à importância da doação para as crianças prematuras e aquelas que ficam internadas nas unidades neonatais. Afinal, no leite materno o bebê recebe os anticorpos para proteção contra diarreia e infecções (estando as respiratórias entre as principais), também diminuindo o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Wanderléia Cabral da Silva estava amamentando em casa, mas, devido a complicações de saúde de seu neném, teve que retornar ao hospital, onde, atualmente, está internada no albergue da instituição, enquanto seu filho permanece na unidade neonatal. Desta forma, Wanderléia pode amamentar e ainda doar o excedente.

Ela descobriu, através do trabalho da equipe do Banco de Leite, que o que serve para o seu recém-nascido também serve para os outros: “se o nosso filho precisa, outros também precisam”, afirmou Wanderléia.

Já Maíra de Oliveira Schuenk teve seu filho na Maternidade e se tornou doadora enquanto o bebê permanece na unidade neonatal. Ela se sensibilizou com a visita da equipe do Banco de Leite e se conscientizou de que o bem que ela deseja para o seu filho pode ser estendido. “Como eu quero que o meu bebê fique bem, também quero ajudar aos outros”, disse Maíra.

Um dos trabalhos permanentes da equipe do Banco de Leite é a realização de palestras. Estas são realizadas na Maternidade e nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o ano, para as mães do grupo de pré-natal e aquelas que estão internadas, como Wanderléia e Maíra.

Hoje o Banco de Leite da Maternidade de Nova Friburgo conta com 16 doadoras que atendem todo o município. O Banco de Leite busca a doação em casa, toda semana. O material necessário para a coleta é fornecido gratuitamente. O Banco de Leite da Maternidade contribui, ainda, com outros hospitais da cidade, fornecendo leite quando solicitado.


Mais orientações sobre amamentação e doações para o Banco de Leite podem ser obtidas no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, localizado na Travessa Antônio Fernandes Moreira, nº 12, no Centro. O telefone é (22) 2522-9245.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário