Macaé News
Cotação
RSS

RPG e acupuntura são incluídas nos atendimentos de fisioterapia em Casimiro de Abreu

Publicado em 12/08/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Juliana Guzzo

Juliana Guzzo

As novas especialidades pretendem melhorar qualidade de vida de pacientes

Desde o último mês, os moradores de Casimiro de Abreu contam com dois novos serviços de fisioterapia que representam um ganho significativo na área da saúde: a acupuntura e o RPG (Reeducação Postural Global). A estimativa é de que 80 atendimentos aconteçam por semana.

A aposentada Marcelina Marcondes, de 61 anos, sofre com problemas na coluna e o médico que a acompanha associou ao tratamento dela a acupuntura. Ela já está na quarta sessão, e se optasse pela rede particular, pagaria cerca de 100 reais por cada procedimento. “A acupuntura está me ajudando bastante. As dores estão diminuindo e estou muito mais disposta,” disse Marcelina Marcondes.

Os atendimentos de acupuntura e RPG acontecem duas vezes na semana na Secretaria Municipal de Saúde e também na Policlínica Ivanir de Freitas, em Barra de São João. Segundo a coordenadora de fisioterapia, Giseli Castro, a acupuntura é uma técnica chinesa que consiste no estímulo de determinados pontos da superfície da pele e que pode trazer inúmeros benefícios para pacientes com gastrite, distúrbios hormonais, dores em geral, entre outros. Já o RPG (Reeducação Postural Global) atua na correção de postura e no consequente alívio de dores e desconfortos gerados pela postura inadequada. “A partir da primeira sessão, os pacientes já percebem as melhoras, que acontecem gradativamente,” informou a coordenadora de fisioterapia, Gisele Castro.

Além destes, são oferecidos no município outros serviços de fisioterapia, como afisioterapia domiciliar, que tem modificado a vida de muitas pessoas. O aposentado Ademir Cabral Rios, de 57 anos, é um bom exemplo disto. Depois de ter a perna esquerda amputada por causa de complicações do diabetes e de ter parte do lado direito do corpo paralisada devido a dois AVC`s, ele recebe o atendimento de fisioterapia em casa, duas vezes por semana. "Se eu tivesse que ir até uma unidade de saúde para fazer às sessões de fisioterapia, possivelmente não conseguiria dar continuidade ao tratamento porque não teria como me deslocar até lá. Sou muito grato à Secretaria de Saúde por me dar esta atenção especial,” emocionou-se Ademir Cabral Rios.

ATENDIMENTO - Aproximadamente 1300 pessoas são mensalmente beneficiadas pelos atendimentos de fisioterapia em Casimiro de Abreu. O paciente é atendido primeiro por um médico clínico na Unidade Básica de Saúde, que ao identificar alguma patologia que necessite de cuidados específicos, o encaminha para um especialista, como o ortopedista. Este, por sua vez, quando percebe a necessidade do trabalho de fisioterapia, o encaminha para o serviço.  “A nossa maior preocupação é com a qualidade de vida dos nossos munícipes,” disse o secretário de saúde, Edson Mangefesti.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário