Macaé News
Cotação
RSS

Mortes por dengue aumentaram no estado do RJ

Publicado em 13/01/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A epidemia de dengue no estado do Rio de Janeiro em 2013 deixou mais mortes do que no ano anterior. É no verão que o risco de novas epidemias da doença aumenta. De acordo comdados da Secretaria Estadual de Saúde, o número de mortes saltou de 44 para 60 no Rio de Janeiro, um aumento de 36%, como mostrou O Bom Dia Rio. O número de casos da doença em 2012 foi de 184 mil e em 2013 passou para 218 mil, um crescimento de 18%.

Segundo o Superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, nesses anos o Rio de Janeiro enfrentou o tipo de dengue 4, que foi um vírus novo.“Em 2012 foi uma epidemia muito restrita à capital, que corresponde a 40% da população. No ano de 2013 uma interiorização dessa transmissão, com o acometimento de praticamente todos os municípios do estado. Isso explica o aumento do número de casos e possivelmente esse aumento do número de óbitos”, afirmou Chieppe.

Ainda de acordo com o superintendente, esse é um período pré-transmissão da dengue, considerado essencial para intensificar as ações de combate ao mosquito. “O uso de smartphone nas ações de controle de endemias está implantado agora, os municípios estão começando a utilizar isso. A gente vai estar com informações em tempo real sobre as ações de controle ao mosquito realizada em cada domicílio. Vai permitir que as respostas tenham uma maior efetividade”, afirmou o superintendente, destacando que há outras estratégias como a campanha dos 10 minutos contra a Dengue.

› FONTE: G1


sem comentários

Deixe o seu comentário