Macaé News
Cotação
RSS

Tomógrafo móvel chega a Trajano de Moraes

Publicado em 11/08/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A partir desta terça (12), dez cidades da Região Serrana do Rio serão atendidas através do serviço itinerante, oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde. A Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará instalada em Trajano de Moraes até o dia 23 deste mês de agosto.

O equipamento irá atender ainda os pacientes de Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Conceição de Macabu, Bom Jardim e Santa Maria Madalena. O funcionamento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, e aos sábados, das 07h30 às 15h, na Praça Nilo Peçanha, s/n – Centro.

Agendamento - Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente, e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES. Também cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento.

O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

Rapidez - O serviço foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

Mais de 140 mil exames - O serviço itinerante de unidades móveis de imagem da Secretaria de Estado de Saúde já realizou mais de 140 mil exames. O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 73.692 pacientes e realizaram 99.108 exames. A SES também disponibiliza o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já atendeu mais de 26 mil pacientes, e o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 9 mil atendimentos realizados.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário