Macaé News
Cotação
RSS

Agosto começa com trabalho da Mobilidade junto às empresas

Publicado em 11/08/2014 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana

O mês de agosto começou com mais uma empresa recebendo as ações para segurança e educação no trânsito, promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Desta vez, os funcionários da Baker Hughes, que está realizando a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), participaram da palestra do programa “Circulando no Trânsito”. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes e receberam orientações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos, com informações sobre trânsito seguro, além de conceitos ligados à cooperação e cidadania.

Durante o encontro foram abordados tópicos como: conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; ranking do Brasil em número de mortos por veículos; conceito de direção defensiva; as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência; os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e as vias; manutenção periódica e preventiva do veículo; número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito e como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.

Outros assuntos abordados foram: ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego; telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir; os pedestres também têm que andar defensivamente; obrigatoriedades envolvendo motociclista; influência do ambiente na rotina do condutor; como evitar colisões mantendo a distância e alguns dados relacionados à Macaé. Toda apresentação foi interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.

A palestrante, Josiana Marques Wilme, ressalta que é fundamental formar também multiplicadores nestas empresas, alcançando um público cada vez maior e formando cada vez mais condutores com comportamento seguro no trânsito: “O interesse das empresas e instituições é fundamental para que seus funcionários recebam orientações e possam também contribuir para a segurança viária, se tornando motoristas mais conscientes do seu papel na diminuição do número de acidentes”, disse a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.

Para o coordenador de Segurança do Trabalho da Baker Hughes, Márcio Stumpf, a iniciativa de se trabalhar a conscientização dos motoristas nas empresas é muito válida, pois os funcionários convivem diariamente com o trânsito no município, seja a trabalho ou não: “Trata-se de uma experiência importante para eles em função do convívio deles com o trânsito, em especial desta região da RJ-106, onde o fluxo de veículos é intenso. A intenção é envolver o funcionário nesta prevenção e fazer com que ele passe a somar em seu dia a dia atitudes coerentes que podem ser levadas para sua vida”, finalizou.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário