Macaé News
Cotação
RSS

Rede municipal recebe novidades na contação de histórias a partir desta segunda

Publicado em 11/08/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Será lançado oficialmente na  próxima segunda-feira (11), na rede  municipal de ensino, o  concurso  cultural “Criadores de Começo”. Na ocasião, representantes de trinta  escolas da rede municipal de ensino receberão 75 kits pedagógicos, como um livro do professor, com sete atividades: 10 Histórias que tratam do começo das coisas e origem do mundo; 36 máscaras, uma sacola ecobag e uma caixa para armazenar os materiais didáticos. A programação vai acontecer no auditório 31, da Secretaria de Educação.

A próxima novidade do ensino municipal será o trabalho do ônibus-biblioteca itinerante, a partir do dia 19, que levará títulos diversos e contação de histórias para  as unidades municipais de ensino. O trabalho do ônibus de leitura, será paralelo ao grupo de contadores de histórias da rede municipal  “HistoriArte”, que   segue um cronograma específico de visitas. A previsão da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, é  atender, na biblioteca itinerante até o mês de dezembro, um total de 20.400 alunos. Deste número, 300 estudantes por dia devem receber a biblioteca itinerante nos turnos da manhã e tarde.

Criadores  de Começos – Na próxima segunda-feira, o lançamento do concurso, contará com a participação especial da contadora do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura, Kiara Terra. Reconhecida pelo trabalho em todo país, ela conta histórias desde 1998 e desenvolveu um modo especial de escutar a fala do público para incorporar na narrativa. A contadora de histórias é criadora do método Histórias Abertas Interativas, encontro entre narrativa e improvisação, conhecido por aguçar a percepção e participação do público.

Em Macaé,  61  professores de 4º e 5º anos e de salas de leitura, foram inscritos para participar do concurso. O objetivo é incentivar os educadores a trabalhar nas salas de aula, bibliotecas e salas de leitura com a produção de contos e o reforço do processo de ensino-aprendizagem quanto à linguagem. Entre as propostas  do concurso está o reforço da qualificação do processo de alfabetização e letramento dos alunos, que segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, é essencial para o processo de ensino. Diante disso, será promovido curso de formação específico com duração de quatro horas para os educadores participantes.

Os professores participantes vão trabalhar na produção de contos produzidos em sala de aula com o tema “Histórias de Começos”. Os melhores trabalhos de cada região (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) serão premiados em evento que ocorrerá no final deste ano. A novidade é que as histórias finalistas serão organizadas em um livro, que será distribuído para todas as escolas participantes e bibliotecas públicas.

Para a programação, uma comissão julgadora composta pela equipe coordenadora do concurso vai avaliar os seguintes critérios: estrutura, coerência, coesão, registro, proposição e apresentação. Segundo a coordenadora de Leitura da rede municipal, Leila Mancebo, o  “Criadores  de Começos”  é mais uma possibilidade para que os profissionais de ensino usem novas estratégias e  elementos para reforçar o estudo da narrativa. “Esta será mais uma chance dos alunos se envolverem em uma coletânea de histórias, que retratam as histórias que explicam a origem do mundo”, disse.

Sucesso- Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, lembrou que no ano letivo de 2013, o ensino municipal marcou o livro de contos “Bú. Histórias  de Medo e Coragem”. A obra é uma coletânea de contos, que concorreram ao  concurso federal conta  com dois textos produzidos pelos alunos de Macaé “Armadilha da Morte”, produzido pelos alunos da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria , no  Horto e “A Maldição da Mula”, dos estudantes da unidade municipal Fantina de Melo, situada no  Frade.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário