Macaé News
Cotação
RSS

Quissamã realiza ações contínuas contra a Dengue

Publicado em 09/08/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Prefeitura de Quissamã continua firme no combate à dengue. Na manhã desta sexta-feira (08), mais uma vez, as equipes formadas por agentes de saúde e endemias da coordenação da Vigilância em Saúde do município, por meio da secretaria de Saúde, realizaram o mutirão “Desafio contra a dengue”, nas ruas do Centro. A concentração foi na Praça Brigadeiro José Caetano.

A população recebeu folhetos explicativos sobre a dengue e orientações sobre as medidas de prevenção. Além disso, foram realizadas ações práticas de recolhimento de materiais caracterizados como possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

As ações preconizadas no Plano Municipal de Contingência da Dengue são constantes e acontecem em diferentes bairros. De acordo com a Coordenação da Vigilância em Saúde de Quissamã (VISA), a escolha das localidades é baseada no Índice de Infestação Predial (IIP), que é identificado com o trabalho diário dos agentes de endemias em visitas as residências.

De acordo com o coordenador da VISA, Pablo Magno, atualmente os bairros identificados com maior índice de focos são: Centro, Caxias, Ribeira, Piteiras, Carmo, Sítio Quissamã e Canto da Saudade. Ele explica que a participação da população é fundamental.

“É preciso que a comunidade colabore, faça os &39;10 minutos contra a dengue&39; que é eficaz, uma vez por semana em suas residências, diminuindo esses possíveis focos. Vale ressaltar que a larva de hoje, num prazo de 10 dias se transforma no mosquito alado (adulto) que transmite a doença”, esclareceu Pablo.

A dona de casa Margarida Braga, apoia a iniciativa da secretaria de Saúde. “Essa mobilização é muito importante porque auxilia e esclarece a população que precisa também fazer a sua parte e ajudar. Nós não podemos brincar com a dengue e permitir uma epidemia”, advertiu.

Para se proteger da proliferação do Aedes aegypti, medidas simples podem ser adotadas pelos cidadãos, como: verificar as cisternas e caixas d&39; água a fim de controlar os vetores e coibir o surgimento de criadouros do mosquito.

O mutirão “Desafio contra a dengue” conta ainda com o apoio das secretarias de Governo, Educação e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além das coordenadorias de Comunicação, Transportes, Guarda Civil e Defesa Civil Municipal.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário