Macaé News
Cotação
RSS

Rede municipal promove Formação Continuada para Educação Infantil

Publicado em 07/08/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A rede municipal de ensino está com um cronograma específico de cursos de formação continuada. Os módulos, que serão oferecidos à distância e presencial, têm como objetivo contribuir para a capacitação dos educadores que atuam nas escolas municipais com as turmas de Educação Infantil. A realização dos cursos visa a troca de experiências e qualificação dos profissionais do segmento.
 
São oferecidas vagas para os seguintes cursos: Leitor Infantil, Arteiros Brincantes, Sons e Ritmos e Pequenos em Ação. Os encontros acontecerão quinzenalmente, nos turnos da manhã (8h30 às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30). Os cursos terão oito encontros presenciais. Os interessados devem se inscrever na própria unidade municipal - o dirigente da escola deve entregar a ficha de inscrição na Secretaria de Educação, sala 220.  
 
O módulo “Arteiros Brincantes” terá a aula inaugural no dia 19, na sede do CIEM H2 Núcleo Cultural, situada na rua Eleosina Pereira de Queiroz Matozzo, 105, Sol e Mar. Já  o projeto “Pequenos em Ação” começa no dia 14. O encontro vai acontecer na sede da Escola  Municipal de Educação Infantil Professora Maria José Ferreira Barros, na rua Prefeito Antonio Curvelo Benjamin, 459, Visconde. “Sons e Ritmos” terá início dia 14, no auditório 38 da Secretaria de Educação.
 
De acordo com a subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle, a programação presencial é uma aposta desafiadora. “Estamos satisfeitos com a repercussão do curso e com a adesão dos participantes, que estão inovando a prática pedagógica nas salas de aula”, comentou.
 
Encerramento - Mais de 30 integrantes do primeiro módulo do projeto “Sons e Ritmos” participaram, nesta terça-feira (5), do encerramento da programação, que terá a continuidade neste mês de agosto. Desta vez, o enfoque será “Cultura Musical- Ritmos Regionais”.
 
Durante o curso ministrado pelas dinamizadoras Fabiana Nagib e Raquel Almada (fonoaudióloga), os participantes tiveram acesso a conhecimentos voltados para habilidades, trabalho vocal, sons verbais e não verbais e percepção sonora. De acordo com Cristina Burle, o módulo apresentou vivências e oportunidades. "Esta foi a chance  de trabalhar o estímulo das habilidades auditivas, construindo por meio de atividades lúdicas as próprias experiências auditivas”, ressaltou. 
 
Educação à Distância - Outro curso que está com inscrições abertas é o “Entrelaçando Linguagens”. Promovido por meio do mecanismo de Educação a Distância (EAD), o módulo tem como uma das finalidades capacitar professores e auxiliares de serviços escolares a elaborar e desenvolver projetos e atividades que integram conhecimentos nas áreas de Linguagens.
 
As inscrições estão abertas até o próximo dia 15. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição na unidade municipal em que atua ou no Núcleo de Tecnologia Municipal da secretaria de Educação. A programação, que vai acontecer entre os dias 21 deste mês a 12 de dezembro, terá apenas um encontro presencial obrigatório no laboratório do NTM. Estão sendo oferecidas 60 vagas para o curso de 40 horas. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário