Macaé News
Cotação
RSS

Banda Musical de escola macaense ganha medalha de bronze em Mundial

Publicado em 07/08/2014 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


Flávio Sardou

Flávio Sardou

A Banda Musical do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro conquistou a medalha de bronze, na categoria especial, no Campeonato Mundial de Bandas e Marchas Show, em Bragança Paulista, São Paulo. O evento, organizado pela World Association of Marching Show Bands, contou com a avaliação de dez jurados internacionais, de países como Malásia, Canadá, Estados Unidos e Alemanha. Os macaenses se nos quesitos visual, efeito musical e desempenho, conseguindo o índice técnico de 75.7, considerada a melhor pontuação das bandas representantes do Estado do Rio de Janeiro.
 
Os 130 integrantes da corporação (músicos, coreográfico e ginastas) competiram com bandas consagradas do Brasil e de países como Alemanha, Canadá, Colômbia, Guatemala, Polônia, Uruguai e Venezuela. O grupo é o primeiro de Macaé a participar de um Campeonato Mundial de Bandas, que abrangeu as categorias harmonia, especial, fanfarras, marcial e Drum Corps.
 
Esta é a segunda vez que o Brasil sedia o evento, com apresentação de fanfarras coreografadas. Para participar do campeonato em São Paulo, a Corporação do Ciep Oscar Cordeiro ensaiou diariamente nos últimos meses. A Banda conta com a coordenação dos maestros Anderson e Alessandro Adolfo e da coreógrafa Quelen Vitorino.
 
De acordo Anderson Adolfo, todos os integrantes ficaram entusiasmados. “Estamos felizes com a oportunidade de participar das etapas eliminatórias e final e receber o reconhecimento de muitas bandas participantes. A prova disso foram os convites para disputarmos, no próximo ano, campeonatos na Dinamarca e no Uruguai. Vamos nos empenhar ainda mais nos ensaios. Temos que agradecer pelo apoio que estamos recebendo no decorrer deste ano letivo”, destacou.
 
A banda do “Oscar Cordeiro” é formada por alunos e ex-estudantes na faixa dos 10 aos 24 anos. A corporação tem uma trajetória marcada por medalhas e trofeús e é reconhecida por conquistar diversos títulos. Entre eles está o vice-campeonato Sul-Americano, em que concorreu com 10 bandas estrangeiras e 15 bandas brasileiras na edição de 2012. Além disso, a banda ganhou, em 2011, o tricampeonato Brasileiro.
 
A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, elogiou o trabalho da corporação e pontuou que a rede municipal continuará investindo em projetos que visam a valorização da cultura e artes. "Contamos com instrutores concursados, que ministram aulas na rede municipal e também fazem parte da banda municipal da Secretaria de Educação. Estamos conseguindo revelar e despertar talentos", finalizou.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário