Macaé News
Cotação
RSS

Festejo da Glória acontece neste final de semana em Macaé

Publicado em 13/08/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Mais uma edição da Festa de Nossa Senhora da Glória já está sendo preparada. Os católicos da Região Leste de Macaé irão comemorar a padroeira entre os dias 15 e 17, com uma vasta programação. O evento é considerado tradicional porque celebra a assunção e a glorificação de Nossa Senhora.

O ciclo de celebrações que será realizado na paróquia, localizada na Rua Vereador Martins Lacerda, 130, Glória, será composto por celebrações eucarísticas diárias, batismos, bingos, shows e sorteios de vários prêmios. Somada à parte religiosa, há o entretenimento social, que acontece todos os anos nas dependências da igreja matriz. Além do palco para shows a comunidade com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, montará a quermesse formada por várias barraquinhas de caldos, churrasco, doces e salgados cuidadosamente preparados pelas pastorais e grupos da paróquia.

Durante os três dias do festejo (sexta, sábado e domingo), estão sendo esperados centenas de católicos das capelas de São Judas (Novos Cavaleiros), N.S. das Graças (Granja dos Cavaleiros/Vila Moreira), São Benedito (Imboassica), São Francisco de Assis (Mirante da Lagoa), São Marcos (São Marcos) e Santa Cruz (Praia Campista), além dos devotos de Nossa Senhora da Glória da paróquia e de toda a cidade.

De acordo com o pároco, padre Luís Carlos Pedrini, que será auxiliado pelo padre José Andrio, além da homenagem à N.S. da Glória, há a confraternização das pastorais e a partilha comunitária. “As famílias da comunidade se confraternizam nas missas, na coroação de Nossa Senhora e nos eventos. São momentos de unidade onde comemoramos com júbilo a devoção à Maria, mãe de Jesus, mantendo a tradição cristã”, explicou.

História da devoção – A paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Macaé possui mais e 40 anos de existência. Mas, a devoção à santa chegou ao Brasil em 1503, trazida pelos colonos portugueses que aqui chegaram e construíram a primeira igreja a ela dedicada em Porto Seguro, na Bahia. A festa de Nossa Senhora da Glória, cuja data comemorativa é sempre no dia 15 de agosto é a mesma festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, em que a Igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra.  Por isso, Nossa Senhora da Glória é representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus nos braços.

Confira a programação:
Dia 15 (sexta-feira) – Dia da Padroeira
19h - Missa solene e coroação de Nossa Senhora.
20h30 – Show com Jean Macaé, do grupo de chorinho “Conversa Comigo”.
Dia 16 (sábado)
19h – Missa das Comunidades e Semana da Família.
20h – Show com a dupla Kal e Junior.
21h – Bingão - Sorteio da Rifa com prêmios (Moto, TV, notebook, tablet e bicicleta).
17 (domingo)
8h30 – Celebração Eucarística e Batizados.
19h – Missa de Encerramento da Semana da Família.
20h30 – Show com Dinho Santana – Voz, violão e Bandolim.

PASCOM do Vicariato Litoral / Diocese de Nova Friburgo
Assessoria de Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Glória

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário