Macaé News
Cotação
RSS

Programa Saúde na Escola promove debate sobre sexualidade na rede municipal

Publicado em 04/08/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O tema sexualidade será uma das abordagens do Programa Saúde na Escola (PSE) durante todas as quartas-feiras deste mês, no Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste). A atividade faz parte de uma ação conjunta da equipe de Educação em Saúde da secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Na quarta-feira (6), a partir das 9h, a temática será destacada para os alunos do 6º ano de escolaridade. Até o final do mês serão atendidas as turmas do 7º ao 9º ano.
 
Ainda nesta quarta-feira, haverá apresentação especial do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Os profissionais do PSE vão divulgar informações que poderão ser utilizadas nas salas de aula e multiplicadas junto aos alunos. O grupo, que conta com a atuação das profissionais Fabiana Alves, Maralucy de Souza e da atriz Kikil Gomes, percorre as unidades escolares realizando um trabalho preventivo com encenações específicas quanto a questões como higiene, cuidados com o mosquito da dengue e sexualidade.  
 
O cronograma das atividades segue nas unidades municipais Joffre Frossard, Carmem Jesus Franca, Maria das Dores Souza, Elea Tatagiba e Ciep da Aroeira, que faz parte da rede estadual. A previsão é que as escolas recebam verificação da situação vacinal dos estudantes e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho desenvolvido em parceria com a secretaria de Saúde seguirá uma agenda específica.  
 
Com a entrega do cartão SUS, o estudante terá um documento com o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados. O uso do cartão facilita a marcação de consultas, exames e acesso a medicamentos gratuitos. 
 
Segundo o coordenador do PSE, Marcelo Machado, ainda a partir deste mês de agosto, o programa será ampliado para 25 escolas municipais. A previsão é chegar a um total de 10.416 estudantes. Entre as novas escolas no programa estão Colégio Municipal Pedro Adami, Engenho da Praia, Coquinho, Sana, Onilda Maria da Costa, além da Carmem de Jesus França. No primeiro semestre, 23 unidades municipais foram contempladas, atendendo mais de 8 mil alunos.
 
A finalidade da rede municipal é reforçar as atividades do programa para serem executadas até o ano letivo de 2015. O PSE abrange atividades como palestras sobre consumo consciente e influência da publicidade, identificação de doenças negligenciadas aos alunos, além de ações de combate à dengue. No trabalho também estão: promoção de segurança alimentar e alimentação saudável; ações de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Saúde Mental; Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos; além de prevenção de violência. No cronograma de ações também haverá reforço da triagem oftalmológica, medição de peso e altura, saúde bucal e identificação de alteração da linguagem oral.
 
Na pauta também estão trabalhos como oficinas e palestras sobre saúde e prevenção nas escolas; direito sexual e reprodutivo; além da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); e ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. Outro ponto é que os profissionais da rede municipal de ensino também recebem o Programa Saúde do Trabalhador na área odontológica.
 
Atuação - O PSE conta com ação conjunta das seguintes equipes; Estratégia Saúde Família, Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Subsecretaria de Odontologia, Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), subsecretaria da Infância e Juventude, além de equipes da Saúde na Escola e Nutrição.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário