Macaé News
Cotação
RSS

Lagomar: obras de infraestrutura estão na terceira fase

Publicado em 04/08/2014 Editoria: Obras sem comentários Comente! Imprimir


Ana Chaffin

Ana Chaffin

A Prefeitura de Macaé continua as obras no Lagomar, na zona norte da cidade, com cerca de 35 mil moradores. As obras de infraestrutura urbana estão na terceira fase e trazendo melhoria da qualidade de vida das pessoas. As ações começaram em junho de 2013 e representam a conclusão do Projeto Lagomar. A prefeitura investe recursos próprios de R$ 60.682.877,23. O prazo de conclusão é junho de 2015. Nesta fase, são atendidas travessas e becos ligados à W5, principal via, com redes de esgoto e de drenagem de águas pluviais, pavimentação com paralelos, construção de calçadas e instalação de meios fios. Quase 50% dos trabalhos desta fase foram executados, modificando e trazendo maior valorização ao bairro que, hoje, tem a maioria das ruas pavimentadas, redes de saneamento básico, escolas e unidades de saúde.
 
As obras são fiscalizadas pela Secretaria de Obras e Urbanismo e a empresa vencedora da licitação e responsável pelas o ações é a Construtora Avenida. No sistema de esgotamento sanitário são utilizados tubos de PVC com diâmetro de 200mm, poços de visita e as ligações prediais de esgoto sanitário, que serão direcionados para a ETE do Lagomar, passam por testes. Nos dispositivos de drenagem são instalados tubos de concreto com diâmetro de 400/600/800mm, poços de visita e caixas de ralo. O escoamento das águas pluviais acontecem em duas direções. De um lado, para o canal Macaé/Campos e do outro em direção às lagoas Baixio da Grande Rã e dos Patos. Por essa razão, há grande preocupação da prefeitura em relação às construções irregulares sobre as lagoas que possam prejudicar o escoamento natural das águas pluviais.   
 
Entre as ruas já atendidas está a W8, que começa na via principal, a Avenida Quissamã, quase em frente ao Terminal do Lagomar, e termina em área ocupada pela Lagoa Baixio da Grande Rã. A W8 recebeu redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, ralos com tampas e poços de visita e pavimentação. Um trecho com cerca de 100 metros, que termina onde começa a W5, recebeu pavimentação asfáltica. No outro trecho, a pavimentação é de paralelos. A W8 ganhou calçadas e meios  fios, mas entre os números 45 e 47, no início da Travessa 15, com pouco mais de 100 metros de extensão e casas dos dois lados, ainda não foi beneficiada, mas está programada para ser atendida nesta fase de obras.
 
A travessa margeia a Lagoa Baixio da Grande Rã e algumas construções entram na área da lagoa. De acordo com a Secretaria de Obras, nas últimas chuvas fortes houve reclamações de moradores de ruas próximas cujas casas alagaram. A secretaria verificou que foi aterrada área da lagoa e a água não tinha como escoar. Atendendo solicitações dos moradores, a prefeitura abriu uma vala, possibilitando o escoamento natural da água.
 
O Lagomar ocupa área de 3.239.000 metros quadrados e as ruas totalizam 54 quilômetros. Situado no extremo norte da cidade, é separado do Engenho da Praia pela Rodovia Amaral Peixoto. O limite do bairro pelo outro lado é o Oceano Atlântico. O Lagomar conta com extensa área do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba e, em 2005, a prefeitura transformou o bairro em Zona Especial de Interesse Social, a ZEIS Lagomar, através do Decreto 1802005.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: