Macaé News
Cotação
RSS

Caminhada e Mamaço na Semana Mundial de Amamentação em Petrópolis

Publicado em 02/08/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A primeira semana do mês de agosto é dedicada a campanhas e ações de incentivo ao aleitamento materno. Em Petrópolis, a Prefeitura está preparando uma programação especial, com a realização da Caminhada Laranja e do Mamaço Imperial. O evento acontece no próximo sábado (9/7), a partir das 10h, com concentração na Casa Visconde de Mauá.

Para incentivar as mulheres que estão amamentando a participar da programação, o transporte no dia do evento será gratuito. “Estamos mobilizando as Agentes Comunitárias de Saúde para convocar as nutrizes a participar da caminhada e do mamaço (aleitamento coletivo). Elas receberão um Riocard (cartão magnético) que dará direito ao transporte (ida e volta), além da camisa da Semana do Aleitamento Materno. Queremos fazer uma grande mobilização”, comentou a coordenadora de Programas da Secretaria de Saúde, Adriana Jacques.

A Caminhada Laranja começa na Casa Visconde de Mauá, seguindo pelas ruas Alfredo Pachá e Roberto da Silveira, encerrando o percurso na Praça da Liberdade, onde será realizado um evento evidenciando a importância do aleitamento materno, culminando com o Mamaço Imperial.
As duas Unidades Básicas Amigas da Amamentação (Iubaam) – Caxambu e Vila Saúde – também participarão do evento com distribuição de material informativo sobre o aleitamento materno. A programação segue durante toda a semana com ações em diversos postos de saúde. Na quarta-feira (6/7) será realizada uma atividade especial no PSF do Castelo São Manuel, com a entrega de certificados às mães que completaram o aleitamento exclusivo.

“A amamentação é uma ação de saúde com um potencial enorme de prevenir doenças e de estreitar a relação entre mãe e filho”, destacou Adriana Jacques. Além de ser a primeira vacina, o leite materno tem tudo que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite. Outro ponto positivo é o ato de sugar o peito, que é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança. Ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e ter uma boa respiração. Para as mães, a amamentação ajuda na redução do peso após o parto e contribui para que o útero volte ao seu tamanho normal. Também ajuda a reduzir o risco de diabetes.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário