RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Prefeitura de Casimiro de Abreu dá início ao projeto Horta nas Escolas

Publicado em 01/08/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Juliana Guzzo

Juliana Guzzo

Crianças e adolescentes vão poder participar de todo o processo de plantio e cultivo de hortaliças de forma natural

Conscientizar alunos do Ensino Fundamental sobre meio ambiente, alimentação saudável e a importância da produção de alimentos sem agrotóxicos. Com essa proposta, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Agricultura e Pesca e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deu início esta semana ao projeto Horta nas Escolas.

A primeira escola a receber a horta foi o Ciep 459 Municipalizado José Bicudo Jardim. Na manhã desta quarta-feira, 30, os alunos tiveram a oportunidade de colocar a mão na terra. Além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos e com a ajuda dos alunos poderão ser consumidor pelos estudantes e funcionários. “Na horta, eles aprendem como funciona o cultivo de alimentos, que eles mesmos plantam, colhem e consomem, participando ativamente desse processo educativo”, ressaltou o técnico Agrícola da Secretaria de Agricultura e Pesca, José Geraldo dos Santos.

“Além de criar novos hábitos de alimentação saudável, o projeto é uma forma de aprendizado criativo, pois os alunos se sentem estimulados a aprender sobre as verduras e os benefícios para a saúde, além reforçar nas crianças e adolescentes os valores ambientais”, afirmou o engenheiro Florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marcelo Ferreira Faria.

Os adolescentes ficaram empolgados com o plantio e estão ansiosos pela colheita. “É bom participar de todo o processo e ter a certeza de que o que vamos consumir é livre de agrotóxicos”, destacou a aluna do 7º ano, Eliana Mangifeste.

Também aluno do 7º ano, Thalysson Olavo Souza está acostumado a ajudar o avó na cultura de hortaliças e vai usar o conhecimento para ajudar os colegas a cuidar da horta. “Já mexo com a terra, faço adubo e sei plantar. Posso ajudar para garantir que a horta dê certo”.

O PROJETO – O projeto Horta nas Escolas vai estar em todas as creches e escolas municipais que tiverem o espaço disponível para receber a proposta.

Entre as hortaliças plantadas estão alface americano, alface liso, couve, brócolis, entre outros. Os técnicos fazem toda a preparação do solo e fornecem as mudas, já os cuidados ficam por conta de cada escola. Durante o processo, os técnicos voltam às unidades de ensino para dar suporte ao cultivo.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também vai promover uma série de palestras com informações sobre a importância da alimentação saudável e do plantio sem agrotóxicos.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário