Macaé News
Cotação
RSS

Petrobras apresenta desafios tecnológicos a empresas e universidades

Publicado em 31/07/2014 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


O encontro promovido pela Prefeitura para que a Petrobras apresente os desafios tecnológicos para exploração e produção petrolífera local acontece nesta quinta-feira (31), às 14 horas, no Teatro do Sesi. O endereço é Alameda Etelvino Gomes, 155, na Riviera Fluminense. A atividade seria realizada no auditório do Senai. A mudança de local ocorreu para comportar as mais de cinquentas empresas da área de petróleo e gás da Bacia de Campos, e diversas universidades da região que confirmaram presença.
 
É a primeira vez que a Petrobras apresenta suas demandas aos empresários e às academias da região. Essa ação faz parte do Projeto Parque Científico e Tecnológico de Macaé, que está em fase de implantação. A proposta da Prefeitura é desenvolver um espaço indutor do empreendedorismo, da pesquisa e da inovação na cidade. "O conhecimento é um recurso inesgotável, por isso pretendemos reverter a condição do município de explorador de petróleo para produtor de tecnologia para exploração e produção", disse o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Tavares.
 
O Parque Científico e Tecnológico de Macaé tem como modelo conceitual a abordagem da Hélice Tríplice, segundo a qual o relacionamento entre as esferas institucionais - governamental, empresarial e acadêmica - está no centro do processo de inovação e de desenvolvimento regional. A expectativa é que, a partir deste encontro, as universidades e os empreendedores locais se unam em busca de soluções para as necessidades tecnológicas da Petrobras.
 
Representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e das faculdades Estácio de Sá e Salesiana Maria Auxiliadora vão estar presentes ao evento. Também confirmaram presença representantes da Associação Brasileira das Empresas de Serviço  de Petróleo (AbesPetro), da RedePetro e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além de gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário