Macaé News
Cotação
RSS

Desfile cívico-militar comemora 201 anos de Macaé

Publicado em 29/07/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


“Macaé 201 anos: por uma cidade que sabe viver e conviver” foi a temática do desfile cívico-militar em comemoração aos 201 anos de fundação da vila de Macaé, que teve aproximadamente quatro mil integrantes e atraiu um público de cerca de oito mil pessoas à Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba, nesta terça-feira (29). Antes do evento, o prefeito, Dr Aluízio, participou, junto com autoridades civis e militares, do hasteamento da bandeira na frente da prefeitura. “Continuaremos primando pela qualidade de serviços como educação, infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e muitos outros. O município será mais humano, alegre e digno para morar, trabalhar e receber visitantes”, disse Dr. Aluízio. 
 
Organizada pela Secretaria de Educação, a programação enfatizou a busca pela boa convivência. Sete pelotões abordaram temas como a importância dos direitos humanos e de um comportamento de maior tolerância, solidariedade e respeito. Um dos momentos especiais foi o desfile dos estudantes apresentando tsurus - origami que lembra um pássaro, símbolo da felicidade, longevidade e fortuna - cuja dobradura eleva o pensamento coletivo em prol da paz. "Este é um evento festivo, que se consolida em uma sociedade com lutas e dificuldades. As escolas municipais e corporações participantes, que tanto se empenharam, estão de parabéns", afirmou a Secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
 
O desfile contou com corporações musicais das unidades Carolina Curvello Benjamin, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel e Claúdio Moacyr de Azevedo, e dos colégios estaduais Luíz Reid e Matias Neto. Além do hino do município, foram executadas canções de artistas populares. Os músicos do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, que também se apresentaram, viajam ainda hoje para participar do Campeonato Mundial de Bandas, em Bragança Paulista (São Paulo). Um coral de alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna foi conduzido pela banda da Secretaria Municipal de Educação.  
 
Participações Especiais
 
A programação contou com representantes do Forte Marechal Hermes; 9° Grupamento de Bombeiros Militar; Defesa Civil; 32º Batalhão da Polícia Militar; Banda dos Veteranos; Marinha do Brasil e Capitania dos Portos; e Guardas Civil Municipal, Sênior e Ambiental. Também fizeram parte do evento as secretarias de Mobilidade Urbana - que apresentou sua nova frota, composta por 27 veículos - , Educação, Desenvolvimento Social, Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Colégio de Aplicação, Apae, 95º Grupo de Escoteiros, Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) e Casa do Idoso.
 
O desfile teve, ainda, representantes da Associação Macaé de Basquete com as equipes do “Basquete na praça” e “Basquete sobre rodas”. Também participaram Lions Clube de Macaé, Programa Nova Vida, Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores e Moto Clube de Macaé. Integrantes de 17 grupos, que fazem parte Coordenadoria Especial da Terceira Idade de Macaé, foram aplaudidos com uma marchinha alusiva à vida e alegria.
 
Estrutura
 
Ao lado do palco oficial foi montada uma tenda para receber crianças, pais e professores. “O desfile está muito bonito”, elogiou Ana Luísa Carvalho, de cinco anos, acompanhada da amiga Maria Clara Sanes - alunas da Escola Municipal Leda Lêdo Esteves. Também foi direcionada uma área para idosos e pessoas que apresentam deficiência. “Fiquei muito satisfeita com o tratamento que recebemos”, enalteceu a aposentada Madalena Moya, moradora do Alto dos Cajueiros.

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário