Macaé News
Cotação
RSS

Anvisa quer padronizar embalagens de cigarro

Publicado em 26/07/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem uma proposta para padronizar as embalagens dos maços de cigarro. A ideia é que elas tenham uma cor única e não apresentem nenhum item visual que possa ter apelo ao público, como elementos gráficos ou textura. A agência também quer estabelecer que a maior parte das embalagens contenha imagens e frases de advertências sobre os males do tabagismo.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso à proposta, a iniciativa é de autoria do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Ele pretende submeter o texto para análise de outros diretores da agência até outubro deste ano e, depois, entregá-lo ao Congresso para que um parlamentar apresente a proposta como projeto de lei.

Leia também:
Cigarro causa seis milhões de mortes ao ano
OMS quer proibir qualquer forma de publicidade do tabaco&8203;

A Austrália foi o primeiro país a padronizar as embalagens de cigarro, em 2012. A política foi elogiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considerou a medida como a última etapa para acabar com propagandas do tabaco.

Ao jornal, a Associação Brasileira da Indústria de Fumo (Abifumo) considerou que a implementação de embalagens padronizadas de cigarro “viola a Constituição e tratados internacionais de comércio exterior”.

Maneiras de parar de fumar

Desassociar o cigarro do prazer

O fumante associa o cigarro a momentos de prazer, como a pausa no trabalho e a cerveja no bar com os amigos. Para quebrar esse padrão, a hora de fumar deve deixar de ser agradável. "A pessoa deve passar a fumar sozinha e, se possível, de maneira desconfortável, como em pé na área de serviço", sugere Jaqueline Issa, cardiologista diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração da USP (Incor). "Só assim ela vai realmente entender que é dependente, porque vai perceber que teve de levantar do sofá, onde estava sentada confortavelmente, para ir à área de serviço fumar."

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário