Macaé News
Cotação
RSS

Tomógrafo móvel ficará em Casimiro de Abreu mais uma semana

Publicado em 25/07/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Michelle Neto/ RJNEWS

Michelle Neto/ RJNEWS

» Estimativa é que mais de 700 pessoas sejam atendidas neste período
 
O serviço de tomografia computadorizada móvel permanecerá mais uma semana à disposição dos moradores de Casimiro de Abreu e seus distritos, além dos moradores de cidades vizinhas, como Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. Desde que chegou a cidade, o objetivo do projeto tem atendido regiões em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda. 
 
O atendimento ao público tem sido de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h30, podendo ser estendido até as 19h30. Nos sábados e feriados o atendimento é feito entre 8h e 15h. Em entrevista exclusiva a equipe de reportagem do jornal RJNEWS, o secretário municipal de Saúde de Casimiro, Edson Mangefesti, contabilizou os atendimentos como positivo. “É um trabalho que deverá ganhar mais força a partir da próxima semana. Em média Casimiro registrou 23 atendimentos e 33 exames. Rio das Ostras teve 64 atendimentos e 80 exames. Búzios 14 atendimentos e 18 exames. Esse número vale lembrar que foi contabilizado até a última terça-feira, dia 22”, destacou. 
 
A coordenadora da unidade Christianne Assis, informa diariamente a secretaria estadual de Saúde os números dos atendimentos diários. Isso faz com que a gestão tenha o controle da demanda. Instalado em uma carreta especial, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos, o que permite um diagnóstico mais rápido e preciso. O secretário explicou com detalhes que tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde. 
 
Ela é responsável a enviar aos pacientes, para ser encaminhado ao médico solicitante. Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido também a secretaria da sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço.  “Temos boas parcerias com o Estado que tem reconhecido as necessidades da nossa população. Assim, temos conseguido oferecer bons serviços aos moradores. O tomógrafo possibilita um atendimento diferenciado e muito importante para os munícipes”, disse o prefeito Antônio Marcos.
 
O tomógrafo tem capacidade de atender uma média de 60 pessoas por dia e a expectativa é de que sejam realizados mais de 700 exames neste período. A radiologista Erica Peres de Barros acompanha a unidade na hora da realização dos exames, explica que o primeiro passo é o paciente ser atendido pelo médico. Em seguida ele faz com o pedido médico, com identidade, CPF e comprovante de residência e carteirinha do Sistema Único de Saúde – SUS, vai à secretaria de Saúde e eles agendam o paciente para ser atendido no tomógrafo”, relata. 
 
Ainda de acordo com o secretário, os pacientes têm a opção de optar por receber estas informações SMS telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entregará o resultado do exame para que este possa ser avaliado pelo médico. “A entrega é feita pela secretaria municipal de Saúde responsável pelo paciente”, conclui. Os pacientes que ainda não fizeram o exame, ainda dá tempo. A carreta estará na cidade até o dia 2 de agosto. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário