Macaé News
Cotação
RSS

Tomógrafo móvel ficará em Casimiro de Abreu mais uma semana

Publicado em 25/07/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Secretário de Saúde Edson Mangefesti, disse que tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas

Secretário de Saúde Edson Mangefesti, disse que tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas

O serviço de tomogra­fia computadorizada mó­vel permanecerá mais uma semana à disposição dos moradores de Casimiro de Abreu e seus distritos, além dos moradores de cidades vizinhas, como Rio das Os­tras, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. Desde que chegou a cidade, o objeti­vo do projeto tem atendido regiões em que não há esse tipo de exame na rede públi­ca de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.

O atendimento ao pú­blico tem sido de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h30, podendo ser estendido até as 19h30. Nos sábados e fe­riados o atendimento é feito entre 8h e 15h. Em entre­vista exclusiva a equipe de reportagem do jornal RJ­NEWS, o secretário muni­cipal de Saúde de Casimiro, Edson Mangefesti, contabi­lizou os atendimentos como positivo. “É um trabalho que deverá ganhar mais força a partir da próxima semana. Em média Casimiro regis­trou 23 atendimentos e 33 exames. Rio das Ostras teve 64 atendimentos e 80 exa­mes. Búzios 14 atendimen­tos e 18 exames. Esse núme­ro vale lembrar que foi con­tabilizado até a última terça­-feira, dia 22”, destacou.

A coordenadora da unida­de Christianne Assis, informa diariamente a secretaria es­tadual de Saúde os números dos atendimentos diários. Isso faz com que a gestão te­nha o controle da demanda. Instalado em uma carreta es­pecial, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos enquanto os apare­lhos antigos levam entre 20 e 40 minutos, o que permite um diagnóstico mais rápido e preciso. O secretário explicou com detalhes que tomógra­fo computadorizado móvel é operado por médicos radiolo­gistas e o resultado do exame é entregue à prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde.

Ela é responsável a en­viar aos pacientes, para ser encaminhado ao médico solicitante. Para agendar o exame, o paciente deve en­tregar o pedido também a secretaria da sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço. “Temos boas par­cerias com o Estado que tem reconhecido as necessidades da nossa população. Assim, temos conseguido oferecer bons serviços aos morado­res. O tomógrafo possibilita um atendimento diferencia­do e muito importante para os munícipes”, disse o pre­feito Antônio Marcos.

O tomógrafo tem capaci­dade de atender uma média de 60 pessoas por dia e a ex­pectativa é de que sejam re­alizados mais de 700 exames neste período. A radiologista Erica Peres de Barros acom­panha a unidade na hora da realização dos exames, ex­plica que o primeiro passo é o paciente ser atendido pelo médico. Em seguida ele faz com o pedido médico, com identidade, CPF e compro­vante de residência e cartei­rinha do Sistema Único de Saúde – SUS, vai à secretaria de Saúde e eles agendam o paciente para ser atendido no tomógrafo”, relata.

Ainda de acordo com o secretário, os pacientes têm a opção de optar por receber estas informações SMS tele­fônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um pe­ríodo de 10 a 15 dias úteis, o município entregará o re­sultado do exame para que este possa ser avaliado pelo médico. “A entrega é feita pela secretaria municipal de Saúde responsável pelo pa­ciente”, conclui. Os pacien­tes que ainda não fizeram o exame, ainda dá tempo. A carreta estará na cidade até o dia 2 de agosto.

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário