Macaé News
Cotação
RSS

Macaé sedia a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana

Publicado em 24/07/2014 Editoria: Esporte sem comentários Comente! Imprimir


Evento, organizado pelo clube Macaloha Va’a, vai acontecer nos dias 26 e 27 de julho, na Lagoa de Imboassica

Macaé vai sediar a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana - Macaloha Va’a Race, entre os dias 26 e 27 de julho, na Lagoa de Imboassica. O evento, organizado pela Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro e pelo clube Macaloha Va’a, vai contar com 200 competidores, dentre eles, 50 de Macaé, 50 de Cabo Frio, 60 de Niterói e 30 de Rio de Janeiro.

As equipes serão divididas em 11 categorias e nove largadas vão definir a premiação de cada prova. No sábado (26), a 1ª largada, acontecerá às 15h, para o Master Masculino (10 km, 10 canoas) e o Open Feminino (10 km, 4 canoas).

Em seguida, às 16h30, a categoria Junior (2 km, 3 canoas), compete na segunda largada. Na terceira, às 17h, entram o Estreante Masculino (5 km, 8 canoas) e o Sênior Feminino (5 km, 2 canoas).

No domingo, a primeira largada acontece mais cedo, às 08h30, com a categoria Open Masculino (10 km, 7 canoas); a segunda largada 10h, entra o Estreante Feminino (5 km, 3 canoas); Às 11h, será a vez do Sênior Masculino (5 km, 3 canoas) e do Master Feminino (5 km, 4 canoas); O Mista Estreante (5km, 6 canoas) vai mostrar suas técnicas, às 12h, durante a quarta largada; e por ultimo, às 13h, o Mista Open (5km, 7 canoas) encerra às largadas.

Dentre os clubes confirmados estão: CF Outrigger, CF Hui Va, Nit Mauna Loa, Niterói Hoe, Nit Hoa Aloha, Rio Praia Vermelha, Rio Urca Canoe, Nativa, entre outros.

A Lagoa de Imboassica é o cenário perfeito para a prática do esporte. Para uma combinação ideal, além da bela paisagem, os remadores só esperam boas condições de vento e águas tranquilas, durante o campeonato.

O evento recebe o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fesportur, Odebrecht Ambiental, Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), MF Extrema Comunicação, Veripos, Pro Quality Fitness Center. 

O Clube Nativa Rafting e o Iate Clube Macaé (ICM) também apoiam o evento dando suporte técnico. O ICM vai fornecer botes salva-vidas garantindo a segurança aos competidores. Além disso, um caminhão pipa será doado para que os atletas possam se refrescar depois das provas.

Macaloha Va’a – Há pouco mais de um ano, um casal de amantes da modalidade, resolveram explorar a Lagoa de Imboassica para praticar remadas em canoas havaianas. Carlos Paiva, e a esposa, Renata Guimarães, moradores de Macaé, já participavam de clube do mesmo segmento, em Niterói, mas, perceberam o grande potencial da lagoa local e resolveram “jogar a canoa na água”.

Vários adeptos foram surgindo e o clube que começou com uma família de três pessoas, passou a ser composto por 80 membros. Desta irmandade, nasceu o nome: Macaloha Va’a, ou seja, Macaé + Aloha, bem vindo em havaiano.

E é exatamente assim, todos são bem recepcionados. Qualquer pessoa, a partir de 10 anos, pode participar, a única exigência é a apresentação de um atestado de saúde para atividades físicas. Os treinos acontecem todos os Sábados e Domingos, das 10 às 13 h; e 2ª, 4ª e 6ª, das 19h às 21h.

De acordo com o presidente do clube, Carlos Paiva, existem vários motivos para praticar o esporte. “A atividade possui várias vantagens: exercício físico, terapia mental, integração social, integração familiar, integração ambiental, etc. Montamos uma grande família e trouxemos vida para a Lagoa de Imboassica”, concluiu.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário