Macaé News
Cotação
RSS

Casimiro de Abreu elabora Plano Municipal de Saúde

Publicado em 21/07/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

Técnicos e representantes da população traçam diretrizes para os próximos quatro anos 

         A Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu promoveu na última quinta-feira, dia 17, um encontro entre gestores, técnicos e membros do Conselho Municipal de Saúde para definir o Plano Municipal de Saúde. O objetivo foi definir as diretrizes para os próximos quatro anos. “Este planejamento de gestão da saúde poderia ter sido feito entre os gestores apenas, mas sabemos que é muito importante abrir espaço para a participação de todos aqueles que trabalham e conhecem a realidade da saúde do nosso município," declarou o prefeito Antônio Marcos, presente a reunião.        

            O prefeito elogiou também o empenho dos funcionários da Secretaria de saúde e anunciou que já neste ano serão investidos mais de R$ 80 milhões exclusivamente na saúde do município, o que representa quase 1/3 do orçamento municipal no setor. Por lei, a porcentagem prevista para investimentos na área é de 15% do orçamento.  

          Os participantes do encontro para elaboração do Plano Municipal de Saúde se organizaram por meio de grupos para discutir as áreas de Gestão em Saúde, Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Média Complexidade e Assistência Hospitalar, Assistência Farmacêutica, Assistência Social e Saúde Mental. O objetivo foi também definir estratégias para promover a melhoria dos serviços oferecidos pela Rede Pública de Saúde.“Este trabalho mostra o nosso comprometimento com a população de Casimiro de Abreu. Nós não vamos medir esforços para que a saúde do nosso município fique melhor a cada dia,” disse o secretário de saúde, Edson Mangefesti.       

          Entre as ações para os próximos anos, estão o fortalecimento dos trabalhos de educação em saúde, a ampliação dos serviços de especialidades médicas, a criação do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, e a padronização das Unidades Básicas de Saúde.

          “Isto representa um avanço muito grande para o nosso município. A Secretaria de Saúde está de parabéns por esta iniciativa,” disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Roberto Teixeira. 

OBRAS - Na ocasião, o secretário de saúde anunciou a execução de obras que começarão a ser feitas a partir do próximo semestre, possibilitando a ampliação dos serviços de saúde no município, como por exemplo a  construção de três UBS`s e do Pronto-Socorro no distrito Barra de São João. “A atual gestão municipal fez investimentos significativos em Barra de São João, como a implantação da Policlínica, de uma Unidade Básica de Saúde e o Resgate 24hs, que realiza um excelente trabalho. Mas é preciso fazer mais e vamos fazer,” frisou Edson Mangefesti.   

PRESENÇAS – Estiveram presentes também na reunião o vice-prefeito, Zedequias da Costa; a subsecretária de saúde, Magna Rosa Miranda; representantes do IGH – Instituto de Gestão e Humanização; membros do Conselho Municipal de Saúde e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alessandro Macabú (Pezão)

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário