Macaé News
Cotação
RSS

V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia acontece em agosto

Publicado em 18/07/2014 Editoria: Gastronomia sem comentários Comente! Imprimir


De 07 a 10 de agosto, Macaé se transformará no maior e melhor destino gastronômico do Estado do Rio. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, em sua quinta edição terá como tema “Macaé a Gosto", com 12 restaurantes participantes. O evento é realizado pela Associação do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, em parceria com o Macaé Convention Visitores Bureau (Macaé CVB), Sebrae, Prefeitura de Macaé, e apoio da  Firjan, SHAM (Sindicato de Hospitalidade e Alimentação de Macaé), Acim (Associação Comercial e Industrial de Macaé), CDL (Clube de Diretores Lojistas) e patrocinadores dos setores de alimentação, móveis, fornecedores de bebidas, energia elétrica, gás e outros. Cada estabelecimento interpreta o tema a sua maneira, mantendo sua tradição e seu diferencial. Opções não faltam - participam bistrôs, restaurantes, churrascarias, bares e choperias.

Para o presidente da associação, Renato Martins, o festival cresce a cada edição. “O evento visa a inserção de Macaé no roteiro gastronômico nacional e torná-lo destino de consumo turístico e gastronômico. É uma oportunidade para consumidores habituais degustarem pratos elaborados para o evento e permitir que clientes potenciais conheçam a nossa gastronomia”, pontua, acrescentado que o festival é destinado a apreciadores da cultura e boa mesa. "É uma ocasião para reunir as famílias macaenses e turistas para degustarem a variedade gastronômica e desfrutarem bons momentos num ambiente exuberante”, frisa.

Repetindo o sucesso de 2013, chefs renomados mostrarão criatividade numa cozinha show, elaborando um menu degustação para 300 pessoas (por apresentação), harmonizado com os melhores vinhos e cervejas. O evento acontece na orla da Praia dos Cavaleiros e a previsão é que a estrutura aumente 30%, em relação ao ano passado. Vários quiosques serão espalhados na "Via Gastronômica", na qual os restaurantes participantes oferecerão delícias para serem saboreadas, entre lounges, onde pessoas poderão sentar, conversar e desfrutar de um momento descontraído.

Na ultima edição, o destaque foi o chef Claude Troigros. O evento também teve a participação de chefs internacionais, como Riccardo Antoniolo e Thomas Quenet, e nacionais como Ludmila Soeiro; Paula Prandini; Paquito; Massimo Torresan e Leonardo Coalhada. A intenção é de manter o mesmo padrão de qualidade. Este ano, os convidados são: os chefs Massimo Torresan (Fratelli/Rio), Pedro Artagão (Irajá/Rio), Jan Santos (Iberico), Gustavo Rinkevich (Rocka), Checho Gonzalez, Mauro Dias, Paquito, e outros. A novidade é a apresentação de talentos locais, no domingo, com oficinas de gastronomia, cerveja e vinho. Os cursos, palestras e oficinas serão ministrados gratuitamente e a participação é feita mediante retirada de senha. A edição contará com shows de grandes talentos da MPB, como Carlos Malta, Renato Borgheti e Marina Elail.

Idealizado em 2010, o Festival Macaé de Cultura & Gastronomia veio somar um novo atrativo ao  roteiro turístico e cultural da cidade, reunindo grandes personalidades da culinária nacional e internacional. Os restaurantes participantes são: Devassa Macaé, Durval Restaurante, Estação da Praia; Ilhote Sul; Kebab Store, Koni Store Macaé, Lucca Ristorante, Parada do Chopp, Picanha do Zé, Sancho Panza, Seu Adonias, Tokyo Restaurante e Deguster Delikatessen.

Programação

Quinta-feira (07)19h - Abertura Oficial; 20h - chef Massimo Torresan - Fratelli Restaurante; 21h - Chef Pedro Artagão - Irajá Gastrô; 22h - Show - Tipo Luau

Sexta-feira (08)19h - Oficina Senai / Verrines; 20h - Oficina vinho - Sommelier Paulo Nicolai/Mistral; 21h - chef Jan Santos - Restaurante Entre Tapas e Iberico; 22h - chef Claude Troigros - Olympe; 23h - Show - Renato Borghetti

Sábado (09)14h - Oficina Senai/ chef Coimbra; 15h -Oficina Senai / Pop Cake; 16h - Programação infantil; 19h - chef Bruno Marasco - Carmine Pizzaria; 20h - chef Checho Gonzalez (Peruano); 21h - Show - Marina Elail

Domingo (10)10h - Cervejas Artesanais - Antônio Felipe (Talentos da Terra); 11hh - Sommelier - João Miguel (Talentos da Terra); 12hh - chef Mauro Dias (Talentos da Terra); 13h - chef Paquito - Restaurante Parador Valenciano; 14hh -Programação infantil; 16h - Show - Conversa Comigo; 18h - Encerramento.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário