Macaé News
Cotação
RSS

Projeto de ordenamento visa garantir sustentabilidade turística no Sana

Publicado em 10/01/2014 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


Moisés Bruno

Moisés Bruno

» Ação no distrito da região serrana de Macaé começa no próximo sábado, dia 11
 
Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do turismo no Sana será realizado no próximo sábado, dia 11, o projeto de ações de ordenamento no distrito. As atividades vão reunir as secretarias de Ordem Pública, Ambiente, Mobilidade Urbana, além da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Empresa Municipal de Saneamento (Esane), Guarda Municipal, Guarda Municipal Ambiental, Defesa Civil e Fiscalização de Posturas.
 
No Portal do Sana estarão oito funcionários da prefeitura, que irão sensibilizar o visitante quanto ao ordenamento do turismo e características da Área de Proteção Ambiental do Sana (APA), além de normas de visitação ao Vale do Peito do Pombo e controle ao acesso de ônibus. Já na base operacional da secretaria de Ambiente, onde estão localizadas as principais cachoeiras da localidade, funcionará a segunda parte da força-tarefa, que beneficiará o meio ambiente no distrito. No local, o horário de visitação é de 8h às 18h, podendo haver alterações de acordo com as condições climáticas.
 
Na última quarta-feira, dia oito, representantes dos órgãos envolvidos participaram de reunião no Centro Administrativo Luiz Osório, com a proposta de traçar estratégias para a primeira ação. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, a ideia é integrar os serviços. “O Sana necessita de uma atenção especial por sua importância para a preservação ambiental e turística. E tudo isso tem que acontecer de forma sustentável. Portanto, toda semana estaremos na região. A partir da terceira semana, nos reuniremos novamente para fazer uma análise das ações e propor melhorias no que for preciso”, destacou o secretário.
 
Outro objetivo do projeto é cumprir a Resolução 004/2010 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), orientando os turistas e visitantes sobre diversos quesitos para usufruir das cachoeiras e visitar o Vale do Peito do Pombo.
 
ORIENTAÇÕES
É proibido o tráfego de veículos motorizados e de bicicletas no local, levar animais domésticos, praticar esportes, portar isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos, levar e consumir bebidas alcoólicas, portar objetos de vidros ou aparelhos que promovam ruídos elevados, entrar com churrasqueira, acampar, utilizar óleos bronzeadores ou utilizar produtos que venham causar incêndio.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário