Macaé News
Cotação
RSS

Educação: rede municipal se prepara para concurso cultural “Criadores de Começo”

Publicado em 16/07/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A rede municipal de ensino de Macaé foi escolhida para participar do concurso cultural “Criadores de Começo”. A programação, que acontecerá no auditório 31, da Secretaria de Educação, é direcionada aos professores de 4º e 5º anos e de sala de leitura e visa incentivar os educadores a trabalharem na salas de aula, bibliotecas e salas de leitura com produção de contos e reforço do processo de ensino-aprendizagem quanto à Linguagem. O evento terá a presença da contadora do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura, Kiara Terra. Para o concurso, uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura, a rede municipal receberá, dia 11 de agosto, 75 kits pedagógicos como um livro do professor contendo sete atividades:10 Histórias que tratam do começo das coisas e origem do mundo; 36 máscaras, uma sacola ecobag e uma caixa para armazenar o material didático. 

Os professores e estudantes vão trabalhar na produção de contos feitos em sala de aula com o tema “Histórias de Começos”. Os melhores trabalhos de cada região (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) serão premiados em evento no final deste ano. As histórias finalistas serão organizadas em um livro, que será distribuído a todas as escolas participantes e bibliotecas públicas. Para o concurso, uma comissão julgadora composta pela equipe coordenadora do concurso vai avaliar os seguintes critérios: estrutura, coerência, coesão, registro, proposição e apresentação. Uma das propostas do concurso é reforçar a qualificação do processo de alfabetização e letramento dos alunos. Para isso, será promovido curso de formação específico com duração de quatro horas aos educadores participantes.

No ano letivo de 2013, o ensino municipal foi um dos destaques do livro de contos “Bú. Histórias de Medo e Coragem", uma coletânea de contos que concorreram ao concurso federal que conta com dois textos produzidos por estudantes de Macaé “Armadilha da Morte”, pelos alunos da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria, no Horto, e “A Maldição da Mula”, pelos da unidade municipal Fantina de Melo, no  Frade.

De acordo com a coordenadora do programa de Leitura da rede municipal, Leila Mancebo, o projeto “Criadores de Começos” vai permitir que professores façam uso de novas estratégias e elementos, para reforçar o estudo da narrativa. “A programação será mais uma oportunidade dos alunos se envolverem em uma coletânea de histórias, que retratam fatos que explicam a origem do mundo”, diz.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário