Macaé News
Cotação
RSS

Alunos de Macaé vão se preparar para competição do Programa Atleta na Escola

Publicado em 14/07/2014 Editoria: Esporte sem comentários Comente! Imprimir


Descobrir talentos e estimular a formação do atleta escolar, reforçando  valores como disciplina, perseverança, cooperação e lealdade. Este é um dos objetivos do programa "Atleta na Escola", que vai promover nos próximos dias 23, 24 e 25, a etapa municipal com competições de atletismo e voleibol dos gêneros masculino e feminino. A intenção da rede municipal é reforçar, a partir deste semana, o treino dos alunos participantes.

Desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com os estados, Distrito Federal e municípios, o programa envolve estudantes da Educação Básica de 12 a 17 anos. A rede municipal de ensino deve envolver cerca de 400 alunos. No dia 23, por exemplo, haverá competição de atletismo no Forte Marechal Hermes, das 8h às 16h. Na oportunidade haverá corrida de velocidade, corrida de resistência e salto. Já a competição de voleibol será nos dias 24 e 25, no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, das 8h às 17h.

Para o próximo ano, o Programa de Formação Esportiva Escolar também vai abranger modalidades de judô e esportes paraolímpicos. Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, o foco do “Atleta na Escola” é que as disputas se estendam  para etapas municipais, estaduais e, por fim, a competição nacional realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. "A proposta é que os alunos se transformem em atletas olímpicos", disse.

Para melhor organização do programa, o “Atleta na Escola” segue duas frentes: Jogos Escolares – competições que identificam talentos esportivos em modalidades olímpicas e paraolímpicas - e  Núcleo de Esporte Escolar (NEE) – voltado para o acolhimento dos talentos identificados nos Jogos Escolares. Em Macaé, os estudantes que participarão das competições são das seguintes unidades; Sana, Eraldo Mussi, Engenho da Praia, Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e Leonel de Moura Brizola; Generino Teotônio de Luna, Professora Maria Letícia Santos Carvalho e Ciep Municipalizado Maringá; e Raul Veiga.

Modalidades - No atletismo as provas serão de velocidade (75m e 100m), resistência (mil metros e três mil metros), salto em distância e arremesso de peso. No voleibol, cada escola selecionará uma equipe com os melhores jogadores por faixa etária e gênero. As escolas municipais que optarem pela adesão vão receber recursos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A adesão de uma modalidade consiste no pagamento de R$ 1 mil por escola e R$ 3,00 por aluno.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário