Macaé News
Cotação
RSS

Rede municipal trabalha pela Mobilização Social pela Educação

Publicado em 14/07/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O retorno às aulas neste segundo semestre em Macaé será marcado por ações em prol da Mobilização Social pela Educação. Para melhor  articulação do Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal, o ensino municipal está integrando instituições da sociedade, representantes das Associações de Apoio à Escola e outras entidades.  
 
O objetivo é oferecer espaço para discussões e reflexões com a sociedade e as famílias de estudantes das escolas municipais  a respeito da realidade da educação. Durante as ações, as famílias serão orientadas a buscar informação sobre o cotidiano escolar dos filhos  e a participar da vida estudantil dos alunos, como  incentivar a leitura e, principalmente, os estudos dentro e fora das salas de aula .
 
A Mobilização Social pela Educação segue o Plano Nacional da Educação, que visa integrar pais e responsáveis pelos estudantes, além de educadores, representantes do poder público e dirigentes municipais. Entre as estratégias estão previstas a realização de oficinas e definição de planos de ação, além de capacitação de multiplicadores para formação de novos mobilizadores. Para as atividades serão usados manuais, cartilhas e oficinas
 
O ensino municipal vai realizar, nos dias 21 e 22 de agosto, o Encontro Municipal de Gestão Democrática da Educação. O evento, que contará com oficinas, vai acontecer na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, um dos focos é  dialogar com as lideranças sociais e integrar representantes da sociedade civil em prol da melhor qualidade da educação.
 
Oficinas - O Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação de Macaé será marcado no dia 28 de agosto. Nos dias 21, 22 e 30 de agosto serão realizadas atividades específicas. Nos dias 21 e 22 será  promovido o Encontro Municipal de Gestão Democrática da Educação, que contará com a presença da técnica do Ministério da Educação e coordenadora Nacional do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivanete Oliveira dos Santos. No dia 21 de agosto as oficinas vão acontecer das 8h às 12h, e das 14h às 17h. O tema será “Prestação de Contas”.
 
Já no dia 22 de agosto, o encontro será realizado das 8h às 12h, e das 14h às 16h, e terá como tema  “Conselho Escolar e desafios, possibilidades, unidade executora e experiências exitosas de Rezende". A programação contará com a participação da  Coordenadora Estadual do Programa de Fortalecimento de Conselhos Escolares, Selma Cleris, e da técnica dos Conselhos Escolares de Rezende, Marilene Duarte.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário