Macaé News
Cotação
RSS

UFF-Macaé oferece cursos gratuitos de Contabilidade na Cidade Universitária

Publicado em 12/07/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Macaé Instituto de Ciências da Sociedade, promoverá, gratuitamente, dois cursos e uma palestra na Cidade Universitária, abertos à população, de aperfeiçoamento e atualização na área contábil, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Sescon-RJ).

As informações foram passadas pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFF-Macaé, professor Dário Bezerra de Andrade. Segundo ele, o primeiro curso será no próximo dia 23, quarta-feira, e abordará o Sped Fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ministrado pela professora Rose Marie Argolo de Bom. Ela mostrará como será o funcionamento da escrituração fiscal digital e as informações que serão exigidas no novo layout publicado pela Receita Federal do Brasil (RFB).

Durante o curso haverá treinamento e os participantes verão na prática o funcionamento do Programa Validador e Assinador (PVA) para geração, assinatura e entrega do arquivo ao Fisco. O público-alvo são profissionais das áreas contábil, fiscal e pessoal e empresas de serviços contábeis, devidamente registrados no CRCRJ.

O curso é realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional do CRCRJ que também oferecerá, na UFF-Macaé, o curso sobre Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), Escrituração Fiscal Digital (EFD), Declaração do Imposto Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Informações da Pessoa Física (DIPJ), Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/Dcomp) – Preenchimento e Obrigações Acessórias.

Este será no dia 30 de julho, também uma quarta-feira, ministrado pelo professor Alberto Antonio Gonçalves, visando o correto preenchimento das obrigações acessórias exigidas pela RFB e respectivos cruzamentos das informações no momento do processamento das mesas pelo órgão. Os dois cursos têm carga horária de oito horas e acontecerão das 9h30 às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas no site www.crcrj.org.br.

Já no dia 13 de agosto, haverá palestra, também gratuita, sobre E-Social, das 15h às 18h, para o mesmo público-alvo, além de associados ao Sescon. O E-Social é um projeto do governo federal que unificará o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Inscrições no site www.sescon-rj.org.br. Mais informações no site www.esocial.gov.br.

A UFF-Macaé funciona na Cidade Universitária em parceria com a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário