Macaé News
Cotação
RSS

Centro Cultural José Bonifácio celebra projeto “África Diversa”

Publicado em 09/01/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Dentro da estratégia da Prefeitura do Rio de preservação das culturas africanas e afro-brasileiras, o Centro Cultural Municipal José Bonifácio – CCJB - foi incluído no Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana.

No total, são seis os pontos do circuito transformados em áreas de visitação: Cais do Valongo e da Imperatriz, Jardim Suspenso do Valongo, Pedra do Sal, Largo do Depósito e Cemitério dos Pretos Novos e o Centro Cultural José Bonifácio (CCJB). Ao longo do mês de janeiro o CCJB recebe a ocupação "África Diversa", que vai contemplar o público com oficinas, palestras, apresentações artísticas e exposição. A entrada é franca.

A programação se estenderá até o dia 20 de janeiro, focada em ações educativas, ministradas por artistas, pesquisadores e educadores. Além do público espontâneo que já circula no local, a programação tem grande foco no agendamento de grupos - associações, escolas, instituições, entre outros. A festa de encerramento contará com apresentação do Bloco Afro Filhos de Gandhi.

Entre os especialistas convidados estão o historiador Carlos Eugênio Soares e Elisa Larkin, que foi esposa do Abdias do Nascimento (1914 – 2011), criador do dia 20 de Novembro como o Dia da Consciência Negra.

O Centro Cultural fica na Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa.

Veja abaixo a programação completa:

- De 7 a 20, das 10h às 18h, Mostra SEPPIR 10 – Uma Década De Igualdade Racial.

- De 7 a 20, das 14h às 18h, exibição dos programas educativos do Canal Futura: "Um Pé de quê", "A Cor da Cultura" e "Espelho".

- Dia 9, das 10h às 15h, contação de histórias "Andaju no país das mulheres e outras histórias". Com a atriz e narradora de histórias Tatiana Henrique.

- Dias 10, 16 e 17, das 10h às 17h, oficina de dança Primevo Gesto como o músico e pesquisador Fábio Simões e a bailarina Aline Valentim.

- Dia 11, das 10h às 12h e das 14 às 16h, oficina de Reflexão com suporte de filmes, palestras e debates. Tema: "A Linha do Tempo Africana", com Elisa Larkin.

- Dia 14, das 10h às 17h, oficina de dança Primevo Gesto ministrada pelo músico e pesquisador Fábio Simões e pela bailarina Aline Valentim.

- Dia 18, das 14h às 17h, oficina de Reflexão com suporte de filmes, palestras e debates. Tema: Transformações da geografia histórica do Porto do Rio de Janeiro/Séc XIX e XX ministrada pelo historiador Carlos Eugênio Soares.

- Dia 19, das 14h às 17h, oficina de Reflexão com suporte de filmes, palestras e debates. Tema: O Sistema Negreiro do Valongo e o Tráfico Internacional de Escravos ministrada pelo historiador Carlos Eugênio Soares.

- Dia 20, das 10h às 15h, programação Especial com contação de histórias "Andaju no país das mulheres e outras histórias", com Tatiana Henrique. Das 14h às 17h, oficina de Reflexão. Tema: Capoeira escrava no Rio de Janeiro do Séc XIX ministrada pelo historiador Carlos Eugênio Soares.

E às 18h, acontece o encerramento com uma apresentação do Afoxé Filhos de Gandhi.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário