Macaé News
Cotação
RSS

Censo da Educação 2014 deve ser preenchido por dirigentes da rede municipal

Publicado em 04/07/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Os dirigentes municipais e técnicos da rede municipal de ensino devem estar atentos ao preenchimento do  Educacenso 2014. A finalidade do sistema do censo escolar é levantar dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. O registro deve ser feito no site www.educacenso.inep.org.br.

A intenção da secretaria de Educação é que o levantamento seja preenchido até o próximo dia 11. A partir deste período, os núcleos da Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes), também terão que levantar os dados para o sistema. A primeira etapa foi iniciada com a abertura do Sistema Educacenso na internet, no dia 28 maio. Posteriormente,  as escolas municipais, estaduais, federais e privadas terão até 15 de agosto para finalizar as etapas de coleta, digitação e exportação das informações.

O sistema Educacenso é um levantamento de dados estatísticos-educacionais de âmbito nacional, que é realizado anualmente e coordenado pelo Inep. O censo visa contribuir com políticas educacionais e traçar um panorama nacional de Educação Básica, que servirão de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área da Educação. Os dados coletados são considerados fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira.

As informações sobre a escola estão ligadas à infraestrutura, energia elétrica, água, esgoto, cozinha, secretaria, e equipamentos eletrônicos - como televisões e computadores -, dentre outros quesitos. Já os dados sobre os alunos dizem respeito à idade, sexo, cor/raça, em que série o estudante se encontra, nacionalidade, frequência de aulas, utilização de transporte escolar e se apresenta necessidade especial. Já na parte dos professores, os quesitos são semelhantes, com acréscimo na função que exercem.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário