Macaé News
Cotação
RSS

Petrópolis - Defesa Civil capacita voluntários na Comunidade São João Batista

Publicado em 09/01/2014 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


A comunidade São João Batista, no bairro Duarte da Silveira, foi a primeira a receber, em 2014, um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). Cerca de 40 pessoas da região participaram do curso de capacitação na manhã desta terça-feira (7/1), no salão da Igreja São João Batista, na Rua Luiz Winter. O Nudec será um elo entre a comunidade e a Defesa Civil nos trabalhos de prevenção de desastres naturais e nos primeiros socorros no caso de novas tragédias das chuvas.

Já são 44 Nudecs em Petrópolis, totalizando mais de 400 voluntários formados. Neste ano, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, criará mais núcleos e capacitará mais moradores nos Nudecs instalados em 2013. O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, frisa que a capacitação é contínua, já que sempre haverá reuniões, palestras, cursos e treinamentos para que os moradores estejam cada vez mais preparados para evitar desastres na comunidade.

“A ideia do Nudec é fazer com que a comunidade participe mais do processo de prevenção. Se não tivermos a cultura da prevenção, fica muito complicado. Uma obra de contenção é muito cara, às vezes R$ 1 milhão só para uma obra. Se todo mundo fizer um pouquinho, teremos uma cidade mais resiliente. A Defesa Civil acredita que Petrópolis só será um local mais seguro com a ajuda da comunidade. É uma ordem do prefeito Rubens Bomtempo investir em prevenção”, disse o secretário Rafael Simão, citando a capacidade de o município dar resposta a fortes chuvas, chamada de resiliência.

Ao fim da formação, os voluntários elegeram o coordenador e o subcoordenador do Nudec da São João Batista. Responsável pela Igreja São João Batista, Juracir do Amaral será a coordenadora do núcleo. Ela afirmou que a criação do Nudec é fundamental para deixar a comunidade mais segura. “Acho importante ter essa formação, porque faz com que os moradores fiquem mais atentos. Veio bastante gente fazer o curso”, disse.

O diretor administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves, ministrou o curso e passou para os participantes noções básicas do que fazer para a prevenção de desastres, como não jogar lixo nas encostas, nas ruas ou nos rios. Também foi reforçada a importância de se colocar calha nos telhados, para evitar que a água que cai na casa encharque o terreno do imóvel.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário