Macaé News
Cotação
RSS

Estação de Tratamento de Esgoto de Glicério com obras adiantadas

Publicado em 03/07/2014 Editoria: Obras sem comentários Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

Os mais de 2,5 mil moradores de Glicério, na região serrana, e os visitantes da localidade, estão sendo beneficiados pela Prefeitura de Macaé com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que vai substituir a antiga estação - operando parcialmente desde julho de 2013. 
 
Os trabalhos estão adiantados na nova ETE, que está sendo construída no terreno da antiga estação, no Centro de Glicério. De acordo com a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), a obra vai beneficiar também o Rio São Pedro, que nasce e corre pela região, e terá o manancial preservado.
 
A estação tem formato retangular, mede 12 metros de comprimento por seis de altura e seis de largura, e tem em sua estrutura placas metálicas, que recebem um revestimento de fibra de vidro para melhor preservação. A vazão será de cinco litros de esgoto por segundo. 
 
A antiga estação de Glicério foi construída em 2004, funcionou até 2010 e recebeu algumas reformas. A Esane deslocou da localidade de Trapiche uma antiga estação, que está operando. Quando a nova estação ficar pronta, o equipamento atual vai ser montado em outra localidade menor.
 
- A ETE de Glicério vai alcançar o nível terciário de tratamento, que aumenta a eficiência do padrão de tratamento de esgoto, simplificando a operação e o controle nos mesmos equipamentos -, explicou o presidente da Esane, Marcos Muffareg.
 
Investimento municipal e federal
 
A região serrana será beneficiada com projetos aprovados pelo Ministério das Cidades para o abastecimento de água nas localidades do Sana, Frade, Glicério, Trapiche e Óleo, além da construção da rede de esgoto. Os R$ 12 milhões de investimento são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
 
Já a prefeitura de Macaé vai liberar recursos próprios, no valor de R$ 3 milhões, para tratamento de água e esgoto em várias localidades serranas. Os projetos fazem parte do Plano de Intervenção e Investimento 2014 da Esane, atendendo ao Sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: