Macaé News
Cotação
RSS

Cabo Frio democratiza o acesso às Tecnologias da Informação nas escolas

Publicado em 03/07/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

            A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Formação Continuada (DEFOC), promove mensalmente o Encontro de Multiplicadores Tecnológicos (MTs) – profissionais da Rede Municipal de Cabo Frio que atuam nos Laboratórios de Tecnologia Educacional das Unidades Escolares.

            Dentre diversas outras atribuições, uma das principais funções do MT é dinamizar o processo de utilização das ferramentas tecnológicas à disposição na escola e produzir, conjuntamente com os professores e alunos, meios de otimizar o aprendizado com o uso dos diversos recursos tecnológicos disponíveis. Os aparelhos celulares e tabletes são ótimos exemplos de mecanismos que podem e devem ser usados a serviço da Educação. Uma forte tendência em escolas e faculdades mundo afora é aproveitar o recurso para produção de vídeos educativos, fotonovelas, blogs com temáticas específicas, pesquisas orientadas em sala de aula, e muito mais. Ponto para o professor que consegue despertar o interesse dos alunos e ponto para os alunos que aprimoram assim o processo de inclusão digital, já que estão cada dia mais conectados, com câmeras de alta velocidade e aplicativos que facilitam a vida de todos - uma geração que cresceu imersa na conectividade e que praticamente não conheceu o mundo sem a internet. 

De acordo com o chefe da Divisão de Informática Educativa, professor Luciano Santos, os Encontros de Mts têm ainda por objetivo integrar os trabalhos que são desenvolvidos nas escolas de Cabo Frio, promovendo uma troca de ideias e propostas. 

– A proposta do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Cabo Frio é sempre de fomentar reflexões acerca do assunto e aperfeiçoar o uso da ferramenta digital nas salas de aula. A tecnologia está muito presente em nossas vidas: procedimentos bancários, compras on line, cadastros para emprego, comunicação instantânea... Estamos na era da Tecnologia da Informação e Comunicação e nossas escolas devem preparar os alunos para essa realidadepossibilitando que eles façam o uso responsável, criativo e prazeroso da tecnologia, explica o professor.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário