Macaé News
Cotação
RSS

Morre o Ex Prefeito de São João da Barra, Dodozinho Mendonça

Publicado em 30/06/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Dodozinho com a medalha Barão de Barcelos

Dodozinho com a medalha Barão de Barcelos

Morreu no final da tarde deste domingo, 29, o ex-prefeito de São João da Barra, Genecy Mendonça, o Dodozinho, aos 96 anos. Ele estava internado no Hospital Dr. Beda, em Campos. Na manhã deste domingo Dodozinho foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com insuficiência cardíaca grave e morreu as 16h.

O corpo está sendo velado no Ginásio Municipal de Esportes e o sepultamento será amanhã a tarde, ás 15:00 no Cemitério do Caju. O município de São João da Barra decretou luto de três dias pela morte do ex-prefeito.

Genecy Mendonça conhecido como Dodozinho,  nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, já foi prefeito de São João da Barra duas vezes (1977-1982; 1989 a 1992) e vice três vezes.  Por dois mandatos foi o vice- prefeito do município no governo de Carla Machado, foram 96 anos de muita luta e dedicação ao povo sanjoanense.

Parabéns Dodozinho, você foi muito importante para o desenvolvimento de São João da Barra e também  da Região.

Uma das benfeitorias em seu governo, foi o Centro Cultural Narcisa Amália - No início do século XX, mais precisamente em 1902, o espaço foi inaugurado para ser o mercado municipal. Abandonado, foi restaurado em 1992, na gestão do prefeito Dodozinho Mendonça para ser mais um espaço cultural então denominado Centro Cultural Narcisa Amália, em homenagem à poetisa sanjoanense.

Funciona como espaço de produção de cultura, em especial, o artesanato local, e cafés literários. Localiza-se na Rua Barão de Barcelos, no centro da cidade.

Dodozinho recebeu a medalha Barão de Barcelos

Em noite de casa cheia e com momentos de muita emoção, o ex-prefeito Genecy Mendonça, o Dodozinho, foi homenageado na última terça-feira (24), dia de São João Batista, padroeiro de São João da Barra, com a Medalha do Mérito Barão de Barcelos. É maior comenda dedicada pela Câmara de Vereadores a personalidades que dedicaram suas vidas ao município. A sessão solene da Câmara aconteceu no Clube da Terceira Idade e contou, ainda, com a entrega de 45 títulos de cidadania concedidos pelos nove vereadores. 

A homenagem a Dodozinho, que tem 96 anos, começou com a exibição de um vídeo com depoimentos de familiares e amigos dele. Representando o pai, a subsecretária de Educação, Ana Cristina Alves Barreto, discursou emocionada. “Agradeço ao Legislativo pela homenagem ao meu pai e aproveito para lembrar que publicaremos um livro sobre a sua vida pública em outubro”, disse.

O prefeito José Amaro Martins de Souza (Neco) lembrou-se do quanto Dodozinho representa para o município. “Todo o desenvolvimento do nosso 5º distrito tem o toque do amigo Dodozinho e fico feliz em participar desta festa”, comentou Neco, que estava acompanhado do vice-prefeito, Alexandre Rosa.

O presidente da Câmara Aluízio Siqueira agradeceu a todos pela presença. “É uma honra estar vereador e presidente e poder homenagear Dodozinho Mendonça, que com certeza, é o maior político que São João da Barra produziu”, destacou.

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos de Dodozinho, como a ex-prefeita Carla Machado quem também lhe homenageou com uma placa, e os ex-vereadores, Marilton Pinheiro e Manoel Alves Barreto (que já foi presidente da Câmara e vice-prefeito de São João da Barra).

 

Um pouco da Hstória de Dodozinho Mendonça:

Genecy Mendonça, o Dodozinho, é considerado um desbravador do 5º Distrito de São João da Barra. Aos 95 anos, nasceu em 20 de fevereiro de 1918, é um exemplo de vida por onde passa. Filho de Ângelo Antônio Mendonça e Guilhermina Ignácio, Dodozinho teve onze irmãos. Ele é pai de três filhos e dono de um talento incontestável no meio político sanjoanense.

Dodozinho começou sua vida profissional como caminhoneiro, viajando pelo Brasil afora. Depois parou de viajar e passou a administrar uma frota de dez caminhões. Naquela época era difícil o acesso aos meios de comunicação, o que dificultava o controle da frota.

Dois funcionários furtaram dois caminhões da frota de Dodozinho. Aborrecido, ele resolveu vender os caminhões. Por coincidência, era ano eleitoral e os partidários buscavam um nome para a chapa que tinha Donato de Menezes como candidato a prefeito de São João da Barra em 1970. Dodozinho aceitou o convite e eles foram eleitos.  

Já em 1977 concorreu mais uma vez no pleito municipal, mas dessa vez como candidato a prefeito de São João da Barra. Eleito, exerceu o primeiro mandato de 1977 a 1982. Em 1989 foi eleito prefeito novamente, exercendo o cargo máximo do executivo municipal até o ano de 1992. Nessa época, o atual município de São Francisco de Itabapoana pertencia a São João da Barra. Alguns políticos já cogitavam a emancipação do chamado “sertão” sanjoanense. Dodozinho foi contra, mesmo com a baixa arrecadação do município, em torno de nove mil se atualizado para a moeda atual.

Dodozinho foi responsável pelo sistema de eletrificação das zonas rurais, por aberturas de estradas, além do desenvolvimento de atividades nas áreas de saúde, educação e promoção social. Foi uma autoridade que não cruzou os braços por um instante, não ficava só no gabinete. Quando necessário atuou como operário, guiando máquinas, caminhões e o que mais precisasse.

No ano de 1996 foi candidato a vice-prefeito novamente, desta vez na chapa que tinha como candidato a prefeito Betinho Dauaire. Dodozinho ficou no cargo apenas no primeiro mandato de Betinho, de 1997 a 2000.

Em 2004 foi candidato a vice mais uma vez. A majoritária tinha Carla Machado como candidata à prefeita. Dodozinho apostava em mais uma vitória política, apresentou Carla Machado a Moreira Franco, convicto de mais uma vitória pelo PMDB. Foram eleitos em 2004 e reeleitos em 2008.  Dodozinho ficou com Carla até o final dos dois mandatos, em dezembro de 2012.

Tornou-se o prefeito mais velho do estado em 2009, quando, aos 91 anos, assumiu interinamente a cadeira de prefeito de São João da Barra. Na ocasião, a prefeita acompanhou o governador Sérgio Cabral em uma viagem a China.

“Só não enxerga as mudanças no município quem não quer enxergar. Antes não tinha como ir de carro para o quinto distrito. Hoje a estrada é asfaltada para todas as localidades de São João da Barra. Tem cursos técnicos para os jovens e adultos se especializarem e a cidade tem um centro de emergência”, afirma Dodozinho Mendonça, quando indagado sobre as melhorias do município.

E o que é mais surpreendente é a vitalidade deste cidadão apaixonado pelo município. Ele afirma que em quanto estiver vivo e com os olhos abertos estará disposto a fazer o que for do seu alcance. “Só Deus sabe se acabou a vida política ou se vem mais coisa pela frente”, ressalta Genecy Mendonça.

Fonte: SJB Online / PMSJB / sjbarranews

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário