Macaé News
Cotação
RSS

Caminhões sem motorista começam a rodar na Holanda em 5 anos

Publicado em 25/06/2014 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


Caminhão: veículo foi escolhido por circular em área com menos obstáculos e tráfego mais previsível

Caminhão: veículo foi escolhido por circular em área com menos obstáculos e tráfego mais previsível

Em anúncio recente, governo da Holanda manifestou intenção de retirar barreiras legais que impedem a circulação de caminhões sem motorista já a partir de 2015

Em breve, caminhões sem motorista podem se tornar algo comum nas estradas da Holanda. Em anúncio recente, o governo do país divulgou sua intenção de liberar este tipo de veículo dentro de cinco anos.

De acordo com o plano, já no ano que vem as restrições legais para este tipo de situação devem começar a cair. A iniciativa será liderada por Melanie Schultz van Haegen, ministra de infraestrutura da Holanda.

"Carros autônomos darão uma contribuição positiva ao fluxo de tráfego e à segurança na nossa movimentada rede de estradas", afirmou ela em nota divulgada por site oficial.

A escolha de caminhões para inaugurarem a novidade não é gratuita. Por rodarem em estradas, eles percorrem áreas com menos obstáculos e tráfego mais previsível - o que justifica a opção. Tudo isso sem falar na jornada exaustiva a que são submetidos os caminhoneiros.

Liberação

Porém, a liberação de caminhões sem motorista não vai acontecer de uma vez. Antes, serão realizadas simulações com computadores e testes em estradas fechadas.

A ideia é avaliar se a novidade vai dar mesmo certo. Caso funcione na prática, a nova tecnologia será aproveitada para o abastecimento do porto de Rotterdam, um dos maiores da Europa.

"Nos próximos 20 anos, avanços nesse campo vão transformar a relação entre motorista e veículo mais do que qualquer outra coisa conseguiu nos últimos 100 anos", afirmou Schultz.

A Holanda é o primeiro país a anunciar uma medida deste porte - mas iniciativas envolvendo veículos autônomos já vem sendo testadas no Japão e nos EUA . Dentre elas, a mais famosa é o carro do Google.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário