Macaé News
Cotação
RSS

Buzios - Projeto Botinho 2014 tem início na Praia de Geribá

Publicado em 08/01/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 6, na Praia de Geribá, mais uma edição do Projeto Botinho, que acontece em Búzios por meio de parceria entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros. Com 40 inscritos, a colônia de férias continua com as inscrições abertas para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, interessados em participar das aulas que acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h, no canto direito da praia. 

De acordo com informações da Secretaria de Esporte e Lazer, as inscrições foram prorrogadas até o dia 9, próxima quinta-feira. Para realizar o cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento, foto 3x4, comprovante de residência e cópia da identidade e do CPF do responsável (no caso de menores de idade). Também é indispensável a apresentação do atestado médico, certificando que o participante não é portador de problemas de saúde que o impeçam de participar de atividades físicas.

O curso tem o objetivo de ensinar, de forma lúdica, noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar, além de ensinar, durante as atividades em grupo, valores como disciplina e respeito.

“As atividades são esportivas e recreativas e incluem futebol, queimado, vôlei, corrida e corrida de pé de pato. As modalidades são desenvolvidas de forma que o participante aprenda a respeitar as regras e a desenvolver a sociabilidade. Os bombeiros que coordenam o evento ficam atentos para que a exposição das crianças ao sol não seja intensa, e que os exercícios desenvolvidos não excedam os limites físicos dos participantes. Também é importante lembrar que os pais e responsáveis fiquem atentos à alimentação dos jovens, pois, apesar de a Prefeitura garantir lanche, com água e frutas, é fundamental um café da manhã reforçado antes das aulas”, disse o Secretário de Esporte e Lazer, Marco Ewbank.

Ainda segundo o Secretário, na edição deste ano, há muitas crianças e adolescentes inscritos de localidades como Cem Braças, José Gonçalves, Rasa e Brava. A inclusão destes participantes tem colaboração da Prefeitura, que, além da alimentação, auxilia o projeto com transporte até Geribá: “Temos crianças que nunca participaram do Projeto Botinho e estão adorando. Nosso papel é promover a participação de todos”, concluiu ele. 
Com experiência de 20 anos no projeto, o atual coordenador do Botinho em Búzios, Sargento Álvaro, observou que o conhecimento adquirido durante as aulas costuma ser elogiado e reconhecido pelos pais, que notam mais disciplina na rotina dos participantes:

“O Botinho é como uma sementinha plantada em cada criança. É muito gratificante ouvir dos pais e, até das próprias crianças, sobre as mudanças que elas apresentaram depois do projeto. É uma atividade de grande responsabilidade, pois há cem pais confiando seus filhos a você, durante aquele período, e esperando que eles saiam melhores do que antes”, disse ele.

Prefeito visitará o Projeto na quarta-feira – Na próxima quarta-feira, dia 8, o Prefeito André Granado, juntamente com demais autoridades municipais e representantes do Corpo de Bombeiros, prestigiará as atividades do Projeto Botinho, a partir das 9h, na Praia de Geribá. Devido a compromissos de agenda, o Prefeito não pode estar apresente à abertura das atividades na manhã desta segunda-feira.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário