Macaé News
Cotação
RSS

Projeto de Prevenção e Promoção da Saúde Bucal atende alunos da rede municipal

Publicado em 23/06/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Moisés Bruno

Moisés Bruno

Reforçar a  prevenção e minimizar problemas referentes às  doenças bucais. Este é um dos objetivos do projeto “ Prevenção e Promoção à  Saúde Bucal” que,  após seguir um cronograma específico de visitas, atendeu alunos das unidades municipais de Educação Infantil Wanderley Quintino (Malvinas) e Professora Maria das Dores Souza Tavares ( Morro de São Jorge). Na lista também estão o Ciep Maringá (Campo d&39;Oeste), Eraldo Mussi (Malvinas) e Joaquim Luiz Freire (Cajueiros).

A ação integrada, que atende ao Programa Saúde na Escola (PSE), é realizada entre as secretarias  de Educação e de Saúde, por meio da Subsecretaria  de Odontologia. O trabalho é ministrado pelas equipes formadas por dentistas, técnicos em saúde bucal e integrantes do Estratégia Saúde da Família (ESF). Durante o trabalho, cerca de 500 estudantes foram atendidos. Deste total, 90 alunos com casos mais complexos foram indicados após uma triagem para tratamento emergencial e unidades de ESF, situadas nas proximidades das escolas municipais, além no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que está com o novo endereço rua Velho Campos, 566, Centro.

Durante o projeto “ Prevenção e Promoção à Saúde Bucal” são desenvolvidas atividades diversificadas. A programação conta com escovação supervisionada, aplicação de flúor, além de atividades educativas como apresentação de DVD e fantoches, contação de histórias, jogos educativos de argolas com ênfase para  o dentinho saudável e a bactéria, além de boliche. Na oportunidade, também são enfatizados os cuidados quanto aos dentes como utilização da escova de dente e fio dental.

 A intenção, segundo um dos coordenadores do projeto, José Carlos de Souza Crespo Neto, o trabalho está contribuindo para mudança de comportamento dos alunos e oferecendo o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos estudantes. Segundo a supervisora do projeto de Prevenção e Promoção à Saúde Bucal,Camila Gonçalves, o trabalho também conta com pasta reveladora de placa bacteriana que conta ainda com gel e flúor. Já o coordenador do PSE, Marcelo Machado, o programa é desenvolvido de maneira articulada entre as redes de saúde e de educação em prol da promoção e prevenção da saúde e bem-estar dos estudantes. “ A saúde bucal deve ser trabalhada o quanto antes nas escolas. Este trabalho é muito importante”, finaliza.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário