Macaé News
Cotação
RSS

Sucesso de "Game of Thrones" transforma economia da Irlanda do Norte

Publicado em 22/06/2014 Editoria: Mundo sem comentários Comente! Imprimir


Gigantes, dragões e rainhas vingativas habitaram os contos folclóricos da Irlanda do Norte por gerações. Agora, essas criaturas estão retornando a essa terra em uma versão diferente – nos bastidores para a série de TV "Game of Thrones". Mas em vez de lances e destruição, eles estão proporcionando um boom econômico à província britânica que ainda se recupera de seu passado de violência política.

Fãs da série da HBO podem reconhecer na região as paisagens da terra de Westeros – o castelo de Winterfell, o penhasco à beira do mar das Ilhas de Ferro e a Estrada do Rei que leva ao norte. Cerca de 75% da série é filmada na Irlanda do Norte, em espaços abertos e no Titanic Studios em Bellfast.

Desde o início do episódio piloto em 2009, atraída pelos incentivos financeiros do governo local, a presença da série ajudou a fomentar uma indústria do cinema que está chamando a atenção de outras produções de Hollywood. E a Irlanda do Norte está se beneficiando da atenção em promover os locais das filmagens como atrações turísticas.

A última – e talvez a mais ilustre – visitante é a rainha Elizabeth II, que vai visitar os sets de filmagens na segunda-feira. Mas milhares de pessoas de todo o mundo já tem visitado o local.

O episódio final da quarta temporada de "Game of Thrones", na semana passada, foi assistido por 7,9 milhões de pessoas nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen Co. Isso torna a série da HBO a mais assistida desde o final de "Os Sopranos", em 2007.

Mas os números são provavelmente maiores desde que os hábitos de assistir TV mudaram. Os fãs de "Game of Thrones" em todo o mundo assistem ao programa em redes locais, em DVDs ou serviços de streaming pela internet.

Para a indústria do turismo na Irlanda do Norte, isso representa um enorme potencial para receber visitantes. A província espera usar a popularidade da série para aumentar o número de turistas para mais de 2 milhões até 2016, de 1,8 milhão em 2013 – mais do que a população local, de 1,8 milhão.

Agentes turísticos já criaram passeios temáticos de "Game of Thrones", cuja procura já bateu recordes durante o episódio final da série este mês.

Sucesso da série gera empregos na província

No fim da quarta temporada, a HBO estima ter gasto cerca de US$ 149 milhões na economia local para produzir a série. Os benefícios são provavelmente bem maiores quando outros fatores são levados em conta, como a criação de empregos.

"Esse é um setor que tem grande potencial de crescimento", diz Arlene.

Holywood — que se pronuncia como Hollywood na Califórnia — é uma pequena cidade litorânea perto de Belfast que pode não ter o charme de Beverly Hills, mas está ganhando reputação. Yellow Moon, uma instalação dos bastidores situada lá, tem crescido muito e dobrou sua força de trabalho após o início de "Games of Thrones".
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário