Macaé News
Cotação
RSS

Campanha de coleta de óleo vegetal terá início este mês em Macaé

Publicado em 07/01/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto do óleo vegetal- utilizado para cozinhar, a Secretaria de Ambiente inicia no final deste mês de janeiro uma campanha através de folders, redes sociais e meios de comunicação no município. Todo material recolhido será encaminhado a uma cooperativa registrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

De acordo com informações do geógrafo, coordenador de Biodiversidade, Gestão das águas e Territórios da Secretaria de Ambiente, Sávio Magaldi, a campanha será realizada em duas partes. A primeira consiste no trabalho de sensibilização por meio de folders e a segunda etapa será transformar a campanha em um programa permanente de coleta de óleo vegetal no município. O ideal é de que o produto seja armazenado em garrafas pet e levado até um posto de coleta, local que será divulgado posteriormente pela coordenação da campanha.

- Estamos fechando os locais que servirão de postos de coleta do óleo de cozinha, para depois divulgarmos para a população. Todo o material recolhido será encaminhado para uma cooperativa registrada pelo Instituto Estadual do Ambiente e transformado em sabão e sabonete -, informou.

O óleo de cozinha é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. Jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

O produto, quando reciclado, pode se transformar em resina para tintas, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário